Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 12-05-2009

Brasil está preparado para qualquer hipótese, diz Temporão s
Ministro da Saúde sugeriu prudência, alerta e cuidado neste momento. 'São poucas as pessoas que evoluem para uma complicação', afirmou.
Brasil está preparado para qualquer hipótese, diz Temporão s
Foto: G1

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou nesta terça-feira (12) que o Brasil está preparado para enfrentar qualquer hipótese da nova gripe provocada pelo vírus Influenza A (H1N1). "O Brasil está preparado para qualquer hipótese. Mas o momento é de tranquilidade, apesar de requerer cuidado", disse durante entrevista coletiva no Senado, se referindo à possibilidade de o nível de alerta para a propagação do vírus subir do grau 5 para o 6, que é considerado o de pandemia.

Segundo Temporão, ao contrário de algumas semanas atrás, o que se percebe hoje é que a maioria das pessoas que entra em contato com o vírus apresenta um quadro clínico leve a moderado. "São poucas as pessoas que eveluem para uma complicação, como uma pneumonia ou um quadro mais grave", destacou.

Temporão, porém, alertou que não tem condições de afirmar se daqui a dois ou três meses este padrão vai se manter. "Por isso, prudência, alerta e cuidado neste momento é fundamental e é a postura do governo", afirmou o ministro.

Ele também disse que os R$ 141 milhões que o governo anunciou para o combate e prevenção da doença no país por enquanto são suficientes. Caso necessário, ele avisou que solicitará recursos emergenciais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Do ponto de vista prático, o trabalho nos portos, aeroportos, fronteiras secas e de divulgação, a estratégia continua a mesma", avisou o ministro. Ele voltou a lembrar também que não há rebanho contaminado no Brasil e nem risco de contaminação de pessoas pelo consumo de carne suína.

Na próxima segunda-feira (18), Temporão estará em Genebra, na Suíça, para participar da Assembleia Mundial da Saúde, ocasião em que representantes de diversos países discutirão a nova gripe.

Durante a audiência pública, Temporão disse que não dorme direito há duas semanas, em virtude da nova doença que já chegou ao Brasil.

Brasil está preparado para qualquer hipótese, diz Temporão sobre nova gripe

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir