Categoria Religião  Noticia Atualizada em 13-05-2009

Em Belém, papa encontra Abbas e defende a criação do Estado palestino
O Papa Bento XVI é saudado pelo público ao chegar à Praça da Manjedoura, em Belém, nesta terça-feira (13).
Em Belém, papa encontra Abbas e defende a criação do Estado palestino
Foto: AFP

O Papa Bento XVI afirmou nesta quarta-feira (13) em Belém, que a Santa Sé apoia categoricamente o direito dos palestinos a um Estado "na terra de seus antepassados, seguro, em paz com seus vizinhos e com as fronteiras reconhecidas internacionalmente". Bento XVI também defendeu o fim do embargo israelense à Faixa de Gaza.

Em encontro com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, o pontífice "suplicou" a todas as partes envolvidas no "antigo conflito que deixem de lado qualquer rancor e percebam que ainda é possível caminhar pela estrada da reconciliação".

"A Santa Sé apoia o direito de seu povo a uma pátria soberana palestina na terra de seus antepassados, segura, em paz com seus vizinhos, com as fronteiras internacionalmente reconhecidas. E enquanto esse objetivo parece distante, peço ao senhor (Abbas) e a seu povo que mantenham viva a chama da esperança", afirmou.

Bento XVI defendeu ainda uma coexistência pacífica entre os povos do Oriente Médio, que só pode ser alcançada com um espírito de cooperação e respeito mútuo, e pediu à comunidade internacional que "use sua influência" em favor de uma solução.

Em pronunciamento com forte caráter político, o pontífice lembrou a frase de João Paulo II de que "não pode haver paz sem justiça nem justiça sem perdão".

"Acredito que através de um honesto e perseverante diálogo, com pleno respeito às expectativas de justiça, será possível alcançar nestas terras uma paz duradoura", assegurou.

Junto ao pedido de um Estado soberano, o papa pediu aos jovens que "resistam" a recorrer a atos de violência ou de terrorismo e que se mostrem "determinados a conseguir a paz".

"Não permitam que a perda de vidas e as destruições, das quais foram testemunhas, gerem amargura ou ressentimento em seus corações. Tenham a coragem de resistir a qualquer tentação de violência ou terrorismo. Ao contrário, atuem para que tudo que sofreram sirva de determinação para construir a paz", disse.

O pontífice, de 82 anos, expressou sua solidariedade aos palestinos, que sofreram "e estão sofrendo com as agitações que afligem sua terra há anos".

"Meu coração se dirige a todas as famílias que ficaram sem casa, aos que choram a perda de familiares em ações hostis, particularmente durante o recente conflito de Gaza", afirmou.

O papa também defendeu uma maior liberdade de movimento para os palestinos, com a permissão de ter contato com familiares e o acesso aos lugares santos.

Mahmoud Abbas denunciou ao pontífice a ocupação israelense da Cisjordânia.

"Nesta Terra Santa estão aqueles que continuam construindo muros de separação em vez de pontes, e que forçam muçulmanos e cristãos a abandonar esta terra", disse Abbas, que denunciou que "as casas são derrubadas e os terrenos confiscados".

O presidente da ANP também ressaltou a necessidade de "dois Estados soberanos, que vivam um ao lado do outro, em paz e estabilidade, e pediu uma solução para o problema dos refugiados".

"Queremos a paz e temos a esperança de que amanhã não haverá ocupação, postos de bloqueio, prisioneiros ou refugiados, mas somente convivência e bem-estar", disse Abbas, que mais uma vez reivindicou Jerusalém Oriental como capital da Palestina.

Bento XVI foi recebido nas velhas ruas estreitas de Belém como os gritos de "viva o papa, viva a Palestina". É a primeira visita do seu pontificado à cidade natal de Jesus.

Ele pôde ver a dura realidade local ao passar ao lado de uma torre fortificada de vigilância, e através de um portão deslizante de aço num trecho de concreto do muro israelense que separa a cidade da vizinha Jerusalém.

Depois de "implorar" a Deus por uma paz justa e duradoura, "em todos os territórios palestinos e em toda a região", o papacelebrou uma missa para cerca de cinco mil pessoas na Praça da Manjedoura, onde fica a Basílica da Natividade.

Entre os presentes estavam aproximadamente 50 católicos que vivem na Faixa de Gaza e receberam autorização das autoridades israelenses para assistir à missa.

Várias idosas choraram ao ver o papa. Há dezenas de milhares de cristãos palestinos, mas esse grupo vem diminuindo devido à emigração.

Durante a missa, o patriarca latino de Jerusalém, dom Fouad Twal, disse que "a Palestina precisa de paz, justiça e reconciliação", e afirmou que enquanto existir o muro construído por Israel que os separa do mundo, "não será possível alcançar a paz".

Em Belém, papa encontra Abbas e defende a criação do Estado palestino
Bento XVI pediu paz entre os vizinhos e reconhecimento das fronteiras.
Ele rezou missa para 5 mil pessoas na Praça da Manjedoura.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir