Categoria Religi�o  Noticia Atualizada em 13-05-2009

Papa defende uma Palestina soberana e o fim do embargo em Gaza
Bento XVI celebra missa na Pra�a da Mangedoura, em Bel�m, Cisjord�nia
Papa defende uma Palestina soberana e o fim do embargo em Gaza
Foto: AFP

BEL�M, Cisjord�nia (AFP) � O papa Bento XVI expressou nesta quarta-feira o apoio a uma p�tria soberana dos palestinos, a quem pediu que n�o cedam � tenta��o do terrorismo em discurso durante a visita a Bel�m, na Cisjord�nia.

Tamb�m defendeu o r�pido fim do embargo imposto por Israel � Faixa de Gaza, controlada pelo movimento radical Hamas, em uma missa celebrada diante da bas�lica da Natividade, um dos templos mais importantes para os cat�licos.

"Tenham a coragem de resistir a qualquer tenta��o de recorrer a atos de viol�ncia ou de terrorismo: pelo contr�rio, transformem isto que t�m vivido em algo que renova sua determina��o de construir a paz", declarou o Papa ao chegar a Bel�m, situada nos territ�rios ocupados por Israel desde 1967.

"Fa�am que tudo isto se transforme em uma duradoura contribui��o para o futuro da Palestina, para que possa ter seu espa�o justo no cen�rio mundial", declarou o pont�fice durante a cerim�nia de recep��o do presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas.

O Papa tamb�m manifestou um firme apoio a uma p�tria palestina soberana.

"Senhor presidente, a Santa S� apoia o direito do povo a uma p�tria palestina soberana na terra de seus ancestrais, segura e em paz com os vizinhos, dentro de fronteiras internacionalmente reconhecidas".

"Atualmente este objetivo est� longe de ser alcan�ado, eu os convido com for�a a manter a chama da esperan�a, a esperanza de que se pode encontrar o meio de satisfazer as leg�timas aspira��es, tanto de israelenses como de palestinos, a paz e a estabilidade", completou.

O presidente da Autoridade Palestina aproveitou a oportunidade para denunciar a ocupa��o israelense.

"Nesta terra santa h� pessoas que continuam construindo muros de separa��o, ao inv�s de pontes, e que tentam obrigar mu�ulmanos e crist�os a deixar o pa�s", afirmou Abbas.

"J� � hora de acabar com o sofrimento na Terra Santa e de que se instaurem a paz e a estabilidade".

Mais tarde, durante a missa em Bel�m, o Papa afirmou para 8.000 pessoas reunidas diante da igreja da Natividade que reza para a r�pida suspens�o do embargo em Gaza.

"Aos peregrinos devastados pela guerra, pe�o que transmitam a seus familiares e a suas comunidades que os guardo em meu cora��o e minha tristeza pelas perdas que sofreram, pelas dificultades e os sofrimentos padecidos", disse o Papa.

"Recebam minha solidariedade para a imensa tarefa de reconstru��o que t�m que enfrentar e minhas ora��es para que o embargo seja suspenso".

Israel executou uma ofensiva, de 27 de dezembro a 18 de janeiro, contra a Faixa de Gaza que matou 1.400 palestinos. A meta era impedir os disparos de foguetes contra o territ�rio israelense.

O Estado hebreu bloqueia Gaza desde junho de 2007, quando o Hamas assumiu o controle do territ�rio.

A Cisjord�nia - administrada pela Autoridade Palestina, rival do Hamas - e Gaza integram os territ�rios ocupados por Israel depois da guerra dos Seis Dias de 1967.

Para chegar a Bel�m, o Papa teve que cruzar o pol�mico muro de separa��o constru�do por Israel na Cisjord�nia.

Na homilia, Bento XVI convidou os palestinos a n�o ter medo, mesmo nas situa��ess humanas mais obscuras e desesperadas.

"Os palestinos n�o precisam apenas de estruturas econ�micas e pol�ticas, mas tamb�m de algo ainda mais importante, uma nova infraestrutura espiritual", completou.

Papa defende uma Palestina soberana e o fim do embargo em Gaza.

Bento XVI celebra missa na Pra�a da Mangedoura, em Bel�m, Cisjord�nia.


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir