Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-05-2009

EUA defendem reforma do Conselho de Direitos Humanos da ONU
Os Estados Unidos passaram a fazer parte, pela primeira vez, do Conselho de Direitos Humanos da ONU...
EUA defendem reforma do Conselho de Direitos Humanos da ONU
Foto: www.cursoderesgate.com.br

Na��es Unidas, 12 mai (EFE).- Os Estados Unidos passaram a fazer parte, pela primeira vez, do Conselho de Direitos Humanos da ONU (CDH), e estabeleceram como objetivo reformar, a partir de dentro, o �rg�o, respons�vel por zelar pelos direitos fundamentais no mundo, afirmou hoje a diplomacia americana.

"Embora saibamos que o CDH � um �rg�o com falhas, que n�o cumpriu totalmente com seu papel, temos a inten��o de colaborar com outros pa�ses para reform�-lo a partir de dentro", disse hoje a embaixadora dos EUA perante a ONU, Susan Rice.

Os Estados Unidos, junto com na��es como M�xico ou Cuba, foram um dos 18 pa�ses eleitos hoje pelos 192 membros da Assembleia Geral para integrar o Conselho, com sede em Genebra e formado por Estados.

Os outros pa�ses escolhidos junto com os EUA no grupo da Europa Ocidental foram Noruega e B�lgica, enquanto Cuba, M�xico e Uruguai foram reeleitos no bloco da Am�rica Latina e do Caribe.

R�ssia e Hungria conquistaram os dois lugares dispon�veis para o Leste Europeu, enquanto China, Bangladesh, Jord�nia, Ar�bia Saudita e Quirguist�o ocuparam as vagas asi�ticas.

Da mesma forma, Senegal, Nig�ria, Mauricio, Djibuti e Camar�es obtiveram as cinco cadeiras dispon�veis no grupo regional africano.

A entrada dos EUA no CDH representa uma mudan�a brusca em rela��o � pol�tica de George W. Bush, que se recusou a participar do �rg�o e votou contra a cria��o do mesmo por consider�-lo dominado por pa�ses que violavam os direitos humanos.

Rice explicou que a mudan�a faz parte da vontade da nova Administra��o para que os Estados Unidos voltem a desempenhar um papel significativo na esfera multilateral.

A diplomata americana reconheceu as cr�ticas de algumas organiza��es de direitos humanos e vozes conservadoras dentro do pa�s, que afirmam que o Conselho tem entre seus membros algumas das na��es com pior hist�rico na quest�o.

As ONG Freedom House e UN Watch lembraram em um relat�rio divulgado dias antes da vota��o que as viola��es dos direitos humanos cometidas por Governos de Azerbaij�o, Camar�es, China, Cuba, Djibuti, R�ssia e Ar�bia Saudita deveriam impedi-los de concorrer a uma vaga em um �rg�o que zela pelos direitos fundamentais.

Rice, que ressaltou que os Estados Unidos t�m consci�ncia de que o CDH "n�o cumpriu totalmente sua incumb�ncia", lembrou que os pa�ses s�o eleitos para per�odos de tr�s anos, e que, portanto, os escolhidos poder�o participar do processo de revis�o da estrutura e procedimentos do �rg�o que acontecer� em 2011.

"Apresentamos nossa candidatura ao Conselho de Direitos Humanos porque esta Administra��o e, de fato o povo americano, t�m um profundo compromisso com a defesa e o respeito aos direitos humanos de cada indiv�duo", acrescentou a embaixadora dos Estados Unidos.

O representante da Human Rights Watch (HRW) na ONU, Steve Crawshaw, elogiou a elei��o dos EUA ao CDH, depois que a "autoridade moral" do pa�s come�ou a ser questionada pela atua��o do Governo Bush em mat�ria de deten��es ilegais e tortura.

"Os EUA podem desempenhar um papel importante como um agente de peso dentro do Conselho de Direitos Humanos", afirmou Crawshaw, que lamentou que, nesta elei��o, n�o tenha havido uma maior competi��o pelas vagas dispon�veis.

Para ele, isso afeta a credibilidade do �rg�o e atrapalha que sejam oferecidas alternativas na c�dula de vota��o aos pa�ses com hist�ricos question�veis.

O CDH foi criado em 15 de mar�o de 2006 pela Assembleia Geral da ONU para substituir a Comiss�o de Direitos Humanos, que deixou de existir ap�s 60 anos de trabalhos devido � crise de legitimidade na qual tinha ca�do por decis�es que eram vistas como parciais, politizadas e desequilibradas.

O Conselho � um �rg�o intergovernamental que faz parte do sistema das Na��es Unidas e que � formado por 47 Estados-membros, que ficam respons�veis por fortalecer a promo��o e a prote��o dos direitos humanos no mundo.

Uma das incumb�ncias do �rg�o � fazer um exame peri�dico universal em cada um dos 192 pa�ses-membros das Na��es Unidas, al�m de realizar v�rias sess�es ordin�rias ao ano e as extraordin�rias que os integrantes decidirem para abordar assuntos concretos.

A pr�xima reuni�o do �rg�o da ONU ocorrer� em Genebra de 2 a 18 de junho. EFE

EUA defendem reforma do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

Os Estados Unidos passaram a fazer parte, pela primeira vez, do Conselho de Direitos Humanos da ONU...


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir