Categoria Politica  Noticia Atualizada em 13-05-2009

TSE inicia julgamento do processo de cassação do governador
Ministério Público Eleitoral acusa Waldez Góes de uso da máquina. Reeleito em 2006, ele foi absolvido da acusação pelo TRE-AP.
TSE inicia julgamento do processo de cassação do governador
Foto: G1

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou por volta das 20h desta terça-feira (12) o julgamento do processo em que o Ministério Público Eleitoral (MPE) pede a cassação do governador do Amapá, Waldez Goés (PDT). Segundo a acusação, ele "utilizou amplamente a máquina estadual na campanha eleitoral visando sua reeleição ao cargo de governador" nas eleições de 2006.

Em 2007, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) absolveu o governador das acusações de abuso de poder político e econômico por uso indevido de meios de comunicação social, pessoas, bens e órgãos públicos, o que é proibido pela legislação eleitoral.

No entanto, o MPE recorreu ao TSE pedindo a anulação das eleições de 2006 no estado, além da cassação do governador e a inelegibilidade do pedetista por três anos.

Segundo a denúncia, o então governador e candidato à reeleição teria promovido uma reunião no clube dos oficiais da Polícia Militar (PM) com a presença de mais de 300 militares, com a participação do comandante-geral da PM, do Corpo de Bombeiros e do secretário de Segurança do estado. O encontro teria servido de articulação para que os chefes pedissem os votos dos soldados das corporações para Góes.

A defesa do governador sustentou no processo que a reunião ocorreu em uma sexta-feira, fora do horário de expediente, e que não houve qualquer ilegalidade no encontro. Disse ainda que "quem não quisesse participar poderia ficar à vontade e se retirar do salão." A defesa de Góes acrescentou que não houve abuso de poder que justifique a cassação, uma vez que não se caracterizou a prática de improbidade.

TSE inicia julgamento do processo de cassação do governador do Amapá

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir