Categoria Economia  Noticia Atualizada em 13-05-2009

Bovespa registra 3º dia seguido de baixa
Investidores embolsam lucros acumulados em nove semanas de alta. Em abril, indicadores de varejo nos EUA vieram negativos.
Bovespa registra 3º dia seguido de baixa
Foto: G1

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) retoma a trajetória de baixa nesta quarta-feira (13), acompanhando a piora nos mercados acionários do exterior. Às 11h56, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, caía 2,94%, a 48.844 pontos. É o terceiro dia consecutivo de queda.

Os ânimos dos investidores pioraram com os dados sobre o varejo dos Estados Unidos, divulgados mais cedo, que informaram que as vendas recuaram pelo segundo mês seguido em abril, pressionadas pelas redução das compras de gasolina e produtos eletrônicos.

Além disso, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos planeja reabrir o fundo de resgate de US$ 700 bilhões a bancos pequenos, uma vez que os maiores pagaram de volta ao governo parte do dinheiro recebido.

No Brasil

No mercado interno, a produção da indústria do estado de São Paulo deve crescer 3,2% em abril na comparação com o mês anterior, segundo o Sinalizador da Produção Industrial (SPI).

Na comparação dos últimos 12 meses, com os 12 meses anteriores, no entanto, o setor pode registrar queda de 2,7%, o que seria o menor nível desde setembro de 2002, quando houve recuo de 3%.

A petroquímica Braskem anunciou nesta quarta-feira que decidiu paralisar uma de suas fábricas no pólo de Camaçari, na Bahia. A unidade produz caprolactama, matéria-prima utilizada na fabricação de nylon 6.

Segundo a empresa, a maior parte da fabricação era destinada ao mercado internacional. Com a queda da demanda provocada pela crise global, a empresa teve que reduzir a utilização da capacidade da fábrica, o que inviabilizou a operação.

Pregão da véspera

Na terça-feira, a Bovespa emendou a segunda queda consecutiva, com investidores preferindo vender papéis para embolsar lucros depois de os preços das ações terem atingido o maior nível em oito meses.

O Ibovespa, que chegou a subir no início do dia, fechou em baixa de 1,28%, aos 50.325 pontos, puxado pelas ações de empresas ligadas a metais e de banco. Se a tendência de baixa continuar, a Bovespa pode encerrar sua primeira semana de baixa depois de nove períodos consecutivos de alta.

Bovespa registra 3º dia seguido de baixa

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir