Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 13-05-2009

Boletim médico revela que câncer de vice-presidente persiste
José Alencar fez cirurgia para retirada de tumores no abdome. Ele teve alta em fevereiro após quase um mês de internação.
Boletim médico revela que câncer de vice-presidente persiste
Foto: G1

Após uma cirurgia que durou mais de 18 horas no começo do ano, o câncer do vice-presidente José Alencar, de 77 anos, persiste, conforme boletim médico divulgado pelo hospital Sírio Libanês, de São Paulo (SP), nesta terça-feira (12).

Alencar luta contra o câncer há mais de dez anos e foi ao Sírio nesta terça para exames de imagem, conforme seu chefe de gabinete, Adriano Silva, já previstos após a cirurgia. O vice já deixou o hospital.

"O resultado dos exames apontou a recorrência da doença (Sarcoma) em alguns pontos da cavidade abdominal", diz o boletim, assinado por diretores do hospital - veja abaixo a íntegra.

O vice teve alta no dia 17 de fevereiro após 27 dias de internação, em razão de uma cirurgia para retirada de nove tumores na região do abdome.

Na ocasião, ele havia ter dito "não temer a morte" e afirmou ter sido umas de suas cirurgias "mais duras".

A cirurgia foi no dia 25 de janeiro e durou quase 18 horas. Durante o procedimento, foram retirados nove tumores. Para remover o maior deles, com 12 centímetros de diâmetro, foi preciso remover também parte dos intestinos grosso e delgado.

Foi necessário ainda retirar dois terços do canal que liga o rim esquerdo à bexiga; os médicos usaram parte do intestino para reconstruir o canal.

Também foram removidos pelos menos outros oito tumores menores na região abdominal. No final da operação, os médicos também aplicaram uma injeção com uma solução de quimioterapia para que fossem eliminadas possíveis células cancerígenas.

A equipe médica informou que, devido à persistência do câncer, está replanejando o tratamento.

"BOLETIM MÉDICO
12/05/09
16h30

O Sr. Vice-Presidente da República, José Alencar esteve no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para realização de exames de acompanhamento já previstos, após a cirurgia a que foi submetido em 25 de janeiro de 2009.

O resultado dos exames apontou a recorrência da doença (Sarcoma) em alguns pontos da cavidade abdominal.

A equipe médica que o assiste está replanejando o tratamento. O Sr. Vice-Presidente não ficará internado.

Dr. Antônio Carlos Onofre de Lira
Diretor Técnico Hospitalar

Dr. Riad Younes
Diretor Clínico"

Boletim médico revela que câncer de vice-presidente persiste

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir