Categoria Economia  Noticia Atualizada em 14-05-2009

Economia 'subterrânea' atinge 27,1% do PIB, diz estudo
Prática envolve desde informalidade até sonegação de impostos. Crescimento da arrecadação foi o componente que mais contribuiu.
Economia 'subterrânea' atinge 27,1% do PIB, diz estudo
Foto: http://1.bp.blogspot.com

O índice da "economia subterrânea", que abrange práticas como informalidade e sonegação de impostos, teve expansão e atingiu 27,1% do PIB (Produto Interno Bruto) entre dezembro de 2007 e dezembro de 2008, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (14).

Veja ao lado: projeto tenta tirar milhões da informalidade

O estudo, feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) a pedido do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco), tem a intenção de dimensionar essas atividades no país, mas monitorar algumas das causas dela para estimular políticas públicas que resolvam a questão.

De acordo com o estudo, o crescimento da arrecadação foi o componente que mais contribuiu para a expansão índice, com 55,5%. A excessiva burocracia e a corrupção, com 16,9%, também serviram de estimulo para a economia subterrânea.

Desemprego

Já o nível de atividade econômica, representado pelo desemprego, teve participação de 18,8% no índice entre dezembro de 2007 e dezembro de 2008.

Outra variável importante para o crescimento do indicador nos últimos meses, com participação de 8,8%, foi a diminuição da fração das exportações em relação ao PIB.

O comportamento das vendas externas é importante, pois para exportar as empresas brasileiras precisam necessariamente ter um padrão de formalidade e pagamento de impostos e contribuições. Assim, quanto menor essa fração, maior o peso para a expansão da economia subterrânea.

Economia 'subterrânea' atinge 27,1% do PIB, diz estudo

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir