Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-05-2009

CPI pode imobilizar empresa, diz presidente da Petrobras
Jos� S�rgio Gabrielli confirma participa��o em audi�ncia.
CPI pode imobilizar empresa, diz presidente da Petrobras
Foto: www.g1.com.br

O presidente da Petrobras, Jos� S�rgio Gabrielli, afirmou nesta quinta-feira (14) que a cria��o de uma CPI para investigar a estatal pode imobilizar a empresa. Ele esteve no Senado conversando com senadores do governo e da oposi��o e com o presidente Jos� Sarney (PMDB-AP) para discutir a realiza��o de uma audi�ncia sobre o tema, conforme acordado com os l�deres. Um pedido de CPI j� foi protocolado na quarta-feira (13).

"A CPI � um instrumento do Congresso Nacional, que tem legitimidade e direito de fazer. A quest�o � discutir fatos concretos, porque [a comiss�o] pode ser um palco grande de den�ncias onde tudo pode acontecer e isso teria consequ�ncias para a Petrobras. [A CPI] Pode imobilizar a empresa porque mobiliza as pessoas, mobiliza a empresa, para responder a acusa��es e suspeitas", disse Gabrielli.

Ele se disse disposto a participar da audi�ncia p�blica no Senado ap�s sua viagem para a China, de onde retorna somente no dia 25. "Acredito que as explica��es ir�o esclarecer."

Gabrielli admitiu que as den�ncias contra a empresa pode repercutir tamb�m fora do Brasil, uma vez que a empresa tem a��es tamb�m na bolsa de Nova Iorque. Ele n�o acredita, no entanto, no comprometimento de contratos e neg�cios da Petrobras.
Regime tribut�rio

O presidente da Petrobras defendeu novamente a mudan�a de regime tribut�rio feita pela empresa no in�cio deste ano. Alegando ter cr�ditos de 2008, a Petrobras deixou de recolher R$ 3,9 bilh�es em tributos neste ano. Deste total, R$ 1,8 bilh�o seria relativo a mudan�as cambiais. A Receita Federal contesta a a��o da estatal.

Gabrielli afirma que a ado��o do novo regime tem base em uma medida provis�ria em vigor desde 2001. Ela trata da compensa��o de cr�ditos. "Aplicamos isto na PIS/Cofins e na Cide pagando os tributos usando caixa e estes cr�ditos, fazendo como manda a medida provis�ria", afirmou.

O presidente do �rg�o disse que a decis�o foi administrativa e n�o houve consulta ao Conselho da empresa, do qual faz parte o ministro da Fazenda, Guido Mantega. O ministro � superior hier�rquico da Receita Federal, que contesta a mudan�a.

CPI pode imobilizar empresa, diz presidente da Petrobras
Jos� S�rgio Gabrielli confirma participa��o em audi�ncia.
Ele visitou senadores nesta tarde para evitar instala��o da comiss�o.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir