Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-05-2009

Itapemirim Promove Programa Ambiental
Em Itapemirim reuniram-se várias autoridades do setor ambiental, para lançamento do programa capixaba...
Itapemirim Promove Programa Ambiental
Reuniao do Grupo de Reciclagem.

Reciclagem – Tema

Em Itapemirim reuniram-se várias autoridades do setor ambiental, para lançamento do programa capixaba de materiais reaproveitáveis, com destaque para vice prefeita Itapemirim – Sandra Peçanha, Secretário da pasta ambiental – José Santiago, Secretária de Turismo – Luciá Sampaio e técnicos de diversas secretarias do município anfitrião, como: ação social, vigilância sanitária e outras. Quanto aos municípios próximos, compareceram Presidente Kennedy e Vargem Alta, representada pelo próprio Secretário de Meio Ambiente – Ítalo Nicoli.

Marataízes esteve representada pelo projeto Catadores de Esperança através da irmã Maria Lunardi, assistente social e ambientalista que levou àquele público, os objetivos do projeto, como também, as preocupações frente a crise mundial que atingiu o setor em cheio, também esteve presente o Sr. Luciano Sansão, representando o Instituto Ambiental Teia e o projeto Doce Vida de Capinzal.

Os responsáveis pelo projeto são Flavia Lopes do Iema - gestora do programa, Célia Perim – pelo SEBRAE e Deusdedet Som – pesquisadora do Instituto Idéias, com a finalidade de transformar os problemas relacionados à gestão e ao gerenciamento inadequado dos resíduos sólidos em oportunidades de negócios, no Estado.

O dia foi de diagnóstico das ações efetivas, das carências, dos atores sociais envolvidos na temática da reciclagem, dos projetos consolidados e das novas idéias e oportunidades.
O encerramento foi através do "muro de lamentações", onde cada participante colocou o seu desejo que uma ação efetiva possa ser implementada ou potencializada, a fim de resolver ou minimizar a questão da destinação inadequada dos resíduos sólidos urbanos.

De parabéns, a Secretaria de Meio Ambiente Itapemirinense que de forma, descentralizada e participativa, sempre converge para os Municípios do entorno, oportunidades de debates ambientais, como também a sua equipe sempre empenhada com as biólogas Andrea Brum e Poliana Freire, mas também a participação de Vargem Alta e Presidente Kenedy, representando o Secretário Marcio Ricco, pelo seu educador ambiental - Rommer Fraga.
A presença de recicladores, artesãos que lidam com materiais recicláveis para desenvolver sua arte, também foi de grande contribuição.

Em destaque, o testemunho da Irmã Maria Lunardi acerca do projeto Catadores de Esperança, um único projeto de reciclagem do terceiro setor, através da Pastoral da Ecologia, da paróquia Santíssima Trindade, que lida com reciclagem e que espera o apoio de todos os setores institucionais e da sociedade para que possa contribuir ainda mais para o equilíbrio ambiental do planeta.

LUCIANO SANSAO TEIXEIRA – ENGENHEIRO AGRONOMO – GESTOR AMBIENTAL .


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir