Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-05-2009

Cavaco na Turquia... para seduzir
Cavaco Silva partiu para esta viagem com vontade de dinamizar as relações comerciais entre os dois países
Cavaco na Turquia... para seduzir
Foto: Margarida Mota

Margarida Mota

A tripulação da SATA mal tinha acabado de servir o almoço quando Cavaco Silva irrompeu pelo corredor do avião, para cumprimentar quem o acompanhava na visita oficial à Turquia - que se inicia hoje.

Quando chegou junto dos jornalistas, deixou-se ficar e, como que retomando os antigos hábitos de professor, discorreu sobre as lições que a Turquia deve tirar do processo português de adesão à União Europeia . Portugal esperou sete anos para aderir à Comunidade.

"As negociações entre a União Europeia e a Turquia só começaram em 2005. A Turquia tem de ter paciência e tem de seduzir a União Europeia, sobretudo a França, a Alemanha e a Áustria, mostrando as suas potencialidades. Foi o que Portugal fez durante sete anos", afirmou.

Para além do apoio português à integração da Turquia na União Europeia, o Presidente da República partiu para esta viagem - um convite do seu homólogo turco, Abdullah Gul - com vontade de dinamizar as relações comerciais entre os dois países, deficitárias para Portugal.

Na comitiva, seguem cerca de 30 empresários, de áreas tão variadas quanto a construção, a biotecnologia ou a enologia.

Em declarações ao Expresso, Basílio Horta, presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), enumera as mais-valias do mercado turco para os empresários portugueses: "É uma das maiores economias do mundo. É um mercado de dezenas de milhões de pessoas, com uma classe média em crescimento".

"Tem grupos muito ricos, com um grande poder de compra. E está numa região muito importante para nós. Faz fronteira com o Irão, por exemplo, onde, muito recentemente, uma missão económica da Associação Empresarial de Portugal (AEP) teve muitos bons resultados", revela.

Precisamente na próxima quinta-feira, Cavaco Silva participará no encerramento do Seminário Económico Portugal-Turquia, que decorrerá em Istambul. Terá, então, um palco privilegiado para cativar o interesse dos empresários turcos pelo mercado português.

A atenção dos turcos, essa, Cavaco já cativou. Na sua edição de segunda-feira, o "Today s Zamam", um dos mais importantes jornais turcos (em língua inglesa), que foi a Lisboa entrevistar o chefe de Estado português, dedicava-lhe a manchete: "A Europa precisa da Turquia, do seu entusiasmo", disse o Presidente português. Cavaco já começou a seduzir.

Cavaco na Turquia... para seduzir.
O Presidente da República inicia hoje uma visita oficial à Turquia. Cavaco Silva quer reafirmar o apoio português à adesão daturca à União Europeia e cativar o interesse dos empresários locais.
Cavaco na Turquia... para seduzir
Cavaco Silva partiu para esta viagem com vontade de dinamizar as relações comerciais entre os dois países

Notícias do Brasil e do Mundo em tempo real. Você encontra tudo isso em nosso site parceiro o mais completo portal de Marataízes. Acesse no Portal Maratimba.com o mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim.
Foto: Margarida Mota

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir