Categoria Religião  Noticia Atualizada em 17-05-2009

Papa dá adeus ao Oriente Médio e pede reconhecimento do Estado Palestino
O Papa Bento XVI visita a Pedra da Unção nesta sexta-feira (15).
Papa dá adeus ao Oriente Médio e pede reconhecimento do Estado Palestino
Foto: AFP

O papa Bento XVI encerrou nesta sexta-feira (15) sua peregrinação pelo Oriente Médio pedindo que a criação de um Estado palestino deixe de ser "sonho" e vire uma "realidade" que leve a paz à região.

Diretamente do aeroporto de Tel Aviv, em Israel, de onde embarcou de volta a Roma, o pontífice pediu tanto o "reconhecimento universal que o Estado de Israel tem direito a existir e a gozar de paz e segurança em fronteiras internacionalmente reconhecidas", como o "direito do povo palestino a um lar nacional soberano e independente, a viver com dignidade e a viajar livremente".

"Deixem que a solução de dois Estados (israelense e palestino) se transforme em uma realidade e não siga sendo um sonho", disse Bento XVI diante do presidente de Israel, Shimon Peres, e do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu - que é contra isso e evita tocar no assunto.

Em seu discurso no aeroporto, o papa definiu a visita, iniciada no último dia 8 na Jordânia, como "fértil para o ecumenismo e o diálogo inter-religioso".

Por sua vez, Peres pediu a Bento XVI que use sua "grande liderança espiritual" para "ajudar o povo a reconhecer que Deus não está no coração dos terroristas".

"Lanço um apelo a todos os povos destas terras para que não derrame mais sangue: Não aos combates, não ao terrorismo, não à guerra!", disse o Papa.

Bento XVI também pediu o fim do embargo ao território palestino da Faixa de Gaza.
Antes, em Jerusalém, o papa disse que todos os seguidores de Cristo devem "redobrar" os esforços "para aperfeiçoar a comunhão" (unidade), já que a divisão "é uma vergonha".

O papa afirmou que chegou o momento de apresentar a mensagem de reconciliação de Cristo, porque os cristãos "experimentam a vergonha da nossa divisão".

"Temos de encontrar a força de redobrar nosso compromisso para aperfeiçoar nossa comunhão, para torná-la completa", afirmou o bispo de Roma.

O papa participou de um encontro ecumênico no Patriarcado Greco-Ortodoxo de Jerusalém, onde se reuniu com o patriarca ortodoxo Teófilo III.

Após este encontro, Bento XVI visitou o Santo Sepulcro.

Papa dá adeus ao Oriente Médio e pede reconhecimento do Estado palestino
Bento XVI quer que a solução de dois estados vire "realidade" e traga paz.
Pontífice visitou o Santo Sepulcro em seu último dia de peregrinação.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir