Categoria Economia  Noticia Atualizada em 15-05-2009

Recessão se agrava na Europa e PIB da UE registra queda hist
A situação da economia europeia continuou piorando nos primeiros meses do ano, quando...
Recessão se agrava na Europa e PIB da UE registra queda hist
Foto: Econômico

Estefanía Narrillos.

Bruxelas, 15 mai (EFE).- A situação da economia europeia continuou piorando nos primeiros meses do ano, quando, afetada pelos problemas financeiros nas grandes economias, tanto a zona do euro quanto a União Europeia (UE) sofreram uma contração histórica de 2,5%.

Nos dois casos, trata-se da maior queda trimestral do Produto Interno Bruto (PIB) desde 1995, quando o escritório de estatística do bloco, o Eurostat, começou a recolher os dados.

Em relação ao primeiro trimestre de 2008, a atividade caiu 4,6% nos países que compartilham o euro, e 4,4% na UE, também as taxas mais negativas da série histórica.

Os primeiros cálculos divulgados hoje pelo Eurostat para o primeiro trimestre confirmam que a recessão na Europa está se agravando, já que a queda do PIB é cada vez maior - no último trimestre de 2008, a contração foi de 1,6% na zona do euro e de 1,5% na União Europeia.

É particularmente preocupante a contração da principal economia do bloco, a da Alemanha, mergulhada em uma recessão mais profunda que o esperado, devido à redução da principal base econômica do país, as exportações, em um contexto de extrema fraqueza do comércio mundial.

O PIB alemão teve contração de 3,8% de janeiro a março, a pior taxa desde que, em 1970, o indicador começou a ser calculado de forma sistemática, e de 6,9% caso a comparação seja com o ano anterior.

A dúvida que fica é se o primeiro trimestre foi o fundo do poço da crise ou se a recessão ainda pode piorar mais.

A Comissão Europeia (CE, órgão Executivo da UE) reconhece que, embora a queda tenha sido maior que o previsto, os dados do Eurostat "não são surpresa", e insiste em que a situação deve começar a melhorar a partir de agora, para iniciar uma recuperação gradual em 2010.

Nessa linha, o comissário europeu de Assuntos Econômicos e Monetários, Joaquín Almunia, destacou na quinta-feira a existência de "alguns sinais positivos" na economia europeia, mas deixou claro que "a retomada do crescimento ainda não começou".

O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, assegurou hoje em Viena que é possível vislumbrar sinais positivos de recuperação financeira, mas pediu cautela em relação a esses indicadores.

Embora a maior surpresa do relatório tenha sido o fato de o PIB alemão ter despencado, a situação não é muito melhor nos demais países europeus.

A França, que até agora se mantinha um pouco melhor que os outros membros da UE, sofreu uma queda trimestral da atividade de 1,2% (uma redução de 3,2% em taxa anualizada), o que levou o Governo a admitir que a contração, no fim do ano, pode superar a registrada nas duas últimas grandes crises, de 1975 e 1993.

Já a Espanha também teve indicadores muito negativos, e o país atravessa a pior recessão desde que os registros começaram a ser feitos, ao sofrer uma queda da atividade de 1,8% de janeiro a março e de 2,9% comparado com os mesmos meses do ano passado.

A economia italiana, por sua vez, se retraiu 2,4% (uma contração de 5,9% anualizada, a maior baixa desde 1980), e a do Reino Unido encolheu 1,9% (uma redução de 4,1% frente aos três primeiros meses de 2008).

À vista destes dados, que ainda são provisórios, parece que a economia europeia, que demorou mais a apresentar sinais de recessão em comparação com a americana, atravessa agora uma situação muito mais delicada.

Enquanto o PIB americano estabilizou nos primeiros meses do ano o ritmo da queda (de 1,6% tanto no último trimestre de 2008 quanto no primeiro de 2009), a recessão na Europa é cada vez mais acentuada.

Na zona do euro, a queda do Produto Interno Bruto saltou de 0,2% no segundo e terceiro trimestre de 2008 até 1,6% no quarto, e nos três primeiros meses de 2009 a contração foi de 2,5%.

Na mesma linha, a economia dos 27 países-membros do bloco se retraiu 0,1% no segundo trimestre do ano passado, 0,3% no terceiro, 1,5% no quarto, para desabar 2,5% de janeiro a março deste ano.

A piora é tão generalizada que, dos 16 Estados-membros que possuem informação atualizada, só a Eslováquia, por enquanto, escapou da chamada recessão técnica. EFE

Recessão se agrava na Europa e PIB da UE registra queda histórica
Recessão se agrava na Europa e PIB da UE registra queda hist
A situação da economia europeia continuou piorando nos primeiros meses do ano, quando...

Notícias do Brasil e do Mundo em tempo real. Você encontra tudo isso em nosso site parceiro o mais completo portal de Marataízes. Acesse o Maratimba.com o mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim.
Foto: Econômico

Fonte: G1
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir