Categoria Educação  Noticia Atualizada em 19-05-2009

Professor Comemora Projeto Turístico
O Professor de História e Editor do Site Maratimba, José Rubens Brumana, está comemorando 02 anos...
Professor Comemora Projeto Turístico
Foto: Arquivo Maratimba.com

Professor comemora projeto turístico que já beneficiou mais de 500 alunos.

O Professor de História e Editor do Site Maratimba, José Rubens Brumana, está comemorando 02 anos de sucesso do Projeto Conhecendo o Espírito Santo que já proporcionou, acerca de 500 alunos da rede pública de Marataízes, conhecer diversos pontos turísticos importantes no Estado.

O Projeto que conta com o apoio total da Secretaria de Educação de Marataízes e que já realizou 22 excursões, atualmente contempla principalmente alunos e professores da escola Domingos José Martins, mais conhecido como Polivalente, mas que de acordo com seu idealizador tem como proposta estender a programação as demais escolas do município.

Os alunos turistas de Marataízes já tiveram oportunidade de conhecer locais encantadores como a cachoeira da Concórdia em Rio Novo do Sul e Matilde em Alfredo Chaves.

Na rota litorânea as excursões contemplaram Itapemirim, Piúma, Anchieta, Guarapari, Vila Velha e Vitória, ocasião em que os alunos visitaram, entre outros locais, o museu ferroviário.

Na região serrana, os alunos tiveram oportunidade de conhecer Venda Nova do Imigrante, Floriano Peixoto e Domingo Martins. Nesse circuito, os alunos conheceram um pouco mais das culturas pomerana e italiana e ainda alguns museus e festas locais, tais como a Festa da Polenta.

Em Mimoso do Sul, travaram contato com o Festival da Sanfona e da Viola no sítio histórico de São Pedro do Itabapoana. Já na rota do Caparaó, viram as quedas da cachoeira da Fumaça situada no município de Alegre e tiveram oportunidade de debater eco-turismo com a ambientalista Dalva Ringuier, que abriu para o grupo as portas do seu sítio, aos pés do vale do Caparaó.

Um destaque entre os vários roteiros efetuados, cabe ao Parque Estadual de Forno Grande, em Castelo, local em que os alunos realizaram uma profunda reflexão sobre a Mata Atlântica e sua devastação.

No início, o projeto despertava atenção de uns poucos alunos mais atenados, hoje, entretanto, faltam vagas para os que desejam participar dos roteiros, de modo que atualmente a Secretaria de Educação de Marataízes atenta a essa expansão do interesse por parte dos alunos, chega, em algumas ocasiões, a disponibilizar até dois ônibus para atender ao projeto.

A Secretaria de Educação estuda junto a equipe da Biblioteca Municipal e Biblioteca Itinerante a possibilidade de firmar convênios com diversos municípios no sentido de que na mesma proporção em que Marataízes proporciona a seus alunos conhecerem os potenciais turísticos desses municípios, estes também enviem seus alunos para conhecerem os potenciais turísticos da cidade.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir