Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-05-2009

Sri Lanka mostra corpo de líder rebelde e celebra vitória
O Exército do Sri Lanka divulgou hoje as primeiras imagens do corpo do chefe da guerrilha dos Tigres de Libertação do Tâmil Eelam
Sri Lanka mostra corpo de líder rebelde e celebra vitória
Foto: Estadão

Nova Délhi, 19 mai (EFE).- O Exército do Sri Lanka divulgou hoje as primeiras imagens do corpo do chefe da guerrilha dos Tigres de Libertação do Tâmil Eelam (LTTE), Vellupillai Prabhakaran, horas depois que o presidente do país anunciou oficialmente o fim de 26 anos de guerra.

"O corpo de Prabhakaran, líder psicopata da mais bárbara organização terrorista do mundo, os LTTE, foi achado há pouco", assegurou o Ministério da Defesa em comunicado.

O vídeo divulgado pelo Ministério da Defesa mostrava um grupo de soldados em volta do corpo do líder guerrilheiro, trajando uniforme rebelde em uma maca e atacado pelas moscas, com a cara inchada e aparentes ferimentos de bala na cabeça.

O corpo foi achado pelo Exército nas cercanias do lago Nanthikadal, onde as tropas repeliram nesta segunda-feira uma última tentativa dos guerrilheiros de escapar do cerco que sofriam, o que causou, segundo a versão oficial, 352 mortes entre os rebeldes.

"A vitória que conseguimos derrotando os LTTE é a vitória de nosso país, nossa pátria. Proteger a população tâmil é minha responsabilidade e meu dever", disse o presidente Mahinda Rajapaksa em comparecimento perante o Parlamento, recebido por seguidos aplausos.

Rajapaksa pediu ajuda à comunidade internacional para reconstruir o norte do país, assolado pela guerra, mas descartou "importar" uma solução política para dar autonomia aos tâmeis, minoria e grandes vítimas do conflito.

"Não temos tempo para testar soluções sugeridas por outros países", disse Rajapaksa, após pedir a reconciliação nacional e a integração de todos.

Os combates entre a guerrilha e o Exército nos últimos meses causaram a morte de pelo menos 6.500 civis, segundo dados da ONU, enquanto outros 265 mil estão confinados em acampamentos instalados pelo Governo sem poder deixá-los.

"Nosso objetivo era proteger os tâmeis das garras dos LTTE. Para proteger os civis inocentes nossos soldados sacrificaram suas vidas", disse Rajapaksa, que decretou feriado amanhã para comemorar a "derrota do terrorismo".

Durante seu discurso, Rajapaksa fez silêncio sobre Prabhakaran, o que alimentou durante horas a especulação sobre a morte, reforçada também por um alto líder da guerrilha no exílio ter negado as informações oficiais sobre seu líder.

"O Governo do Sri Lanka dá declarações não confirmadas. Só posso dizer que nosso líder nacional está vivo e a salvo", disse em entrevista ao portal "Tamilnet", partidário da guerrilha, o chefe de relações internacionais dos LTTE, S. Pathmanathan.

Várias fontes oficiais confirmaram nesta segunda-feira a morte de Prabhakaran, que teria tentado fugir a bordo de um veículo blindado acompanhado de seu imediato, Pottu Aman, e do chefe da divisão naval, Soosai.

A guerrilha estava há semanas cercada pelo Exército em uma pequena faixa do nordeste do país, onde também se amontoavam dezenas de milhares de civis, vítimas de bombardeios das tropas e da repressão rebelde.

Após o combate final de segunda-feira, o Exército publicou uma lista com 18 nomes de líderes guerrilheiros mortos, que não tinha Prabhakaran, mas onde apareciam seus colaboradores mais próximos e seu primogênito, Charles Anthony, chefe da área tecnológica.

Hoje, Pathmanathan acusou as tropas de terem cometido um "crime contra a humanidade" pelos "assassinatos" do líder político dos LTTE, B. Nadesan, e do chefe da secretaria de paz, S. Puleedevan, que tentavam negociar com as tropas desarmados e com bandeiras brancas.

"O que ocorreu na segunda-feira foi um massacre bem planejado de vários oficiais civis desarmados dos LTTE com o propósito de aniquilar sua estrutura política", destacou o portal "Tamilnet".

Os LTTE iniciaram a luta armada contra o Sri Lanka em 1983 em reivindicação de um estado independente no norte e no leste da ilha, controlada pela maioria cingalesa. Desde então, morreram mais de 80 mil pessoas vítimas da violência.

A comunidade internacional já centra sua atenção no destino dos civis confinados nos campos do Governo, à espera da visita nesta sexta-feira à ilha do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. EFE


Sri Lanka mostra corpo de líder rebelde e celebra vitória

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir