Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-05-2009

Múcio diz que governo vai seguir o regimento para indicar co
Base aliada indicará membros da CPI da Petrobras na quinta-feira. Líderes lembram que PSDB quebrou acordo e dificultou negociação.
Múcio diz que governo vai seguir o regimento para indicar co
Foto: MidiaCon

Os líderes governistas do Senado se reuniram nesta terça-feira (19) com o ministro das Relações Institucionais, José Múcio, para definir a estratégia do governo na CPI da Petrobras. Após a reunião, eles disseram que na próxima quinta-feira (21) a base aliada indicará os integrantes da Comissão. Só depois é que discutirão quem vai ser o relator e o presidente da CPI. O ministro disse que o governo seguirá o regimento da Casa para tomar a decisão.

Pelo regimento, o partido com maior bancada na Comissão tem a prerrogativa de indicar o presidente da CPI, que por sua vez escolhe o relator. Ou seja, o mais provável é que PMDB e PT fiquem no comando da investigação.

O líder do governo no Senado, senador Romero Jucá (PMDB-RR), disse que a oposição quebrou o acordo fechado na reunião de líderes para fazer uma audiência pública com o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, antes de criar a CPI e, por isso, a negociação com o PSDB e com o DEM será mais difícil.

"Na verdade a oposição quebrou o entendimento na medida que precipitou açodadamente a leitura da CPI. Dessa forma desestabilizou o início da relação. Mesmo assim queremos conversar com a oposição. É importante que haja algum entendimento sobre a forma de se trabalhar. O governo tem maioria sólida na CPI, mas é importante a participação da oposição", disse Jucá.

O líder do PT no Senado, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), lembrou que durante o governo Fernando Henrique Cardoso os partidos de oposição nunca conseguiram comandar uma CPI no Senado.

"No governo anterior se pegar todas as CPIs elas foram presididas ou pelo DEM, ou pelo PSDB, ou pelo PMDB que eram os partidos que davam sustentação ao governo anterior. No nosso governo nem sempre foi assim. Em alguns momentos fizemos acordos. Na CPI dos Correios, por exemplo, era PT e PMDB [à época o PMDB não fazia parte da base de apoio ao governo]. Na questão da relatoria, a oposição pode apresentar voto em separado", disse.

O ministro José Múcio disse que ainda está cedo para decretar que o governo comandará completamente a CPI. "Está cedo, há espaço para conversar. Nós vamos cumprir o regimento da Casa", disse.

Múcio diz que governo vai seguir o regimento para indicar comando da CPI

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir