Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 19-05-2009

Astronautas da "Atlantis" instalam equipamentos novos no Hub
Os astronautas da nave espacial "Atlantis" finalizaram hoje a terceira caminhada espacial da miss�o no telesc�pio Hubble
Astronautas da
Foto: http://veja.abril.com.br/

Washington, 16 mai (EFE).- Os astronautas da nave espacial "Atlantis" finalizaram hoje a terceira caminhada espacial da miss�o no telesc�pio Hubble, durante a qual consertaram uma c�mera e instalaram um espectr�grafo novo.

A caminhada terminou �s 17h11 (de Bras�lia), ap�s 6h36min de trabalhos, durante as quais os astronautas John Grunsfeld e Andrew Feustel instalaram o Espectr�grafo de Origens C�smicas, que permitir� detectar a luz de quasares distantes.

Com o instrumento, os cientistas esperam avan�ar no conhecimento de como as gal�xias se formaram ou como surgem e mudam os elementos qu�micos.

O espectr�grafo, um equipamento avaliado em US$ 88 milh�es, substituir� o aparelho conhecido como Costar (sigla para Substitui��o Axial de Corre��o �tica do Telesc�pio Espacial.

O equipamento funcionava como uma lente de contato para os "olhos" do telesc�pio e foi instalado em 1993, depois que ficou claro, ap�s o lan�amento do Hubble, em 1990, que o aparelho tinha um problema em um de seus espelhos que o tornava "m�ope".

Os novos espectr�grafos j� contam com mecanismos de corre��o pr�prios, o que tornava a lente desnecess�ria.

Embora os engenheiros da Nasa, a ag�ncia espacial americana, tivessem calculado que este seria o passeio espacial mais complicado da miss�o, a caminhada se desenvolveu sem incidentes e inclusive terminou pouco antes do previsto.

A parte mais complicada da opera��o se deu na repara��o de uma c�mera do telesc�pio, conhecida como C�mera Avan�ada para a Prospec��o.

O equipamento foi instalado em 2002, mas h� cinco anos um curto-circuito fez com que perdesse sua capacidade de observar as gal�xias mais distantes.

Os especialistas da Nasa queriam aproveitar esta miss�o, a �ltima tripulada ao Hubble, para consertar a c�mera, embora o instrumento, de pe�as de tamanho muito reduzido n�o tenha sido desenhado para poder ser reparado no espa�o.

Os dois astronautas substitu�ram sem problemas uma caixa de fus�veis e instalaram uma nova tomada de eletricidade.

Para isso, Grunsfeld teve que tirar 32 parafusos, com instrumentos desenhados especialmente para esta opera��o, antes de conseguir ter acesso ao interior da c�mera.

Segundo disse em piada aos engenheiros no Centro Espacial Goddard, em Maryland (Estados Unidos), "esta atividade est� dedicada a estudar o comportamento das porcas-an�s no espa�o".

Os engenheiros, por sua vez, comprovaram que a m�quina tinha voltado a funcionar perfeitamente ap�s o reparo.

"� algo incr�vel", afirmou Grunsfeld.

Na sexta-feira, os astronautas Mike Massimino e Mike Good instalaram novos girosc�pios e baterias no Hubble, e no dia anterior o telesc�pio j� tinha recebido uma nova c�mera e um novo computador.

As duas caminhadas foram mais complicadas que o previsto inicialmente, o que fez com que a Nasa permitisse hoje aos astronautas dormir uma hora extra.

Os trabalhos dos sete tripulantes da "Atlantis" ser�o conclu�dos amanh� com uma quarta caminhada espacial, antes que os astronautas iniciem a volta � Terra, na ter�a-feira.

Nessa caminhada, que come�ar� �s 10h16 (de Bras�lia), Good e Massimino reparar�o um segundo espectr�grafo e instalar�o uma camada protetora do exterior do telesc�pio.

Com estas tarefas de repara��o, a Nasa espera manter operacional o telesc�pio espacial durante um prazo de cinco a dez anos, no qual o Hubble poder� fornecer novos dados sobre d�vidas como a origem do universo ou a forma��o dos buracos negros. EFE

Astronautas da "Atlantis" instalam equipamentos novos no Hubble

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir