Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-05-2009

Sri Lanka oficializa vitória sobre Tigres e mostra suposto corpo de líder rebelde
População do Sri Lanka celebra nesta terça-feira (19) a derrota da guerrilha dos Tigres Tâmeis nas ruas da capital, Colombo.
Sri Lanka oficializa vitória sobre Tigres e mostra suposto corpo de líder rebelde
Foto: AFP

O presidente do Sri Lanka, Mahinda Rajapaksa, comemorou nesta terça-feira (19) a "vitória completa" do Exército sobre a guerrilha dos Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (LTTE), e pediu que, com o fim do conflito, a minoria étnica tâmil se integre ao país.

O Exército do Sri Lanka também anunciou ter encontrado o corpo do líder máximo da guerrilha, informou o chefe do Estado-Maior, Sarath Fonseka, em comunicado divulgado pelo Ministério da Defesa. Imagens do corpo, caído na grama e ainda vestido com roupa militar camuflada, foram transmitidas pela TV local.

O anúncio oficial da morte do líder tâmil acontece poucas horas depois de o responsável pelas relações internacionais da guerrilha, S.Pathmanathan, assegurar ao portal "Tamilnet" que o líder se encontrava "vivo e em segurança".

Analistas dizem que a morte ou a captura de Prabhakaran era essencial para calar de fato a guerrilha, que havia anunciado sua rendição no domingo. Livre, ele poderia usar sua rede internacional de contrabando para reiniciar a guerrilha.

O Exército recuperou desde a segunda-feira os corpos de 352 guerrilheiros após a última e fracassada tentativa da guerrilha de romper o cerco ao quais estavam submetidos em uma pequena área do norte do Sri Lanka.

Vitória oficial


"Nosso objetivo era proteger os tâmeis das garras dos LTTE. Para proteger os civis tâmeis inocentes, nossos soldados sacrificaram suas vidas", disse Rajapaksa no Parlamento, entre aplausos dos deputados.

"A vitória que alcançamos derrotando os LTTE é a vitória de nosso país. Proteger a população tâmil é minha responsabilidade e meu dever", acrescentou.

O presidente cingalês iniciou seu discurso em tâmil e evitou qualquer referência ao líder supremo dos LTTE, Vellupillai Prabhakaran, apesar de a guerrilha ter desmentido a notícia de sua morte, divulgada por várias fontes oficiais.

"Todos deveriam viver sem medo. Deveriam viver com os mesmos direitos. Essa também é minha expectativa. Estar unidos e construir este país independente. Hoje libertamos o país das garras dos LTTE", assegurou.

Rajapaksa lembrou que a guerrilha é autora de magnicídios como o do ex-primeiro-ministro da Índia Rajiv Gandhi e do ex-presidente cingalês Ranasinghe Premadasa, e a qualificou como "uma das maiores organizações terroristas do mundo".

"Eles tinham sua própria administração, postos de polícia e tribunais. Usavam tanto dinheiro que ainda é preciso contá-lo... Nossas tropas conseguiram derrotá-los (...) Demos um exemplo para todo o mundo", disse Rajapaksa.

O Exército cingalês conseguiu aniquilar na segunda-feira o último ponto de resistência da guerrilha, no transcurso de uma tentativa desesperada dos rebeldes de romper o cerco no qual se encontravam, e que deixou 352 mortos entre os Tigres Tâmeis.

A ofensiva do Exército nos últimos meses deixou 265 mil deslocados que o governo confinou em acampamentos dos quais, segundo denunciam as organizações de ajuda, não têm permissão para sair.

Rajapaksa pediu ajuda internacional para reconstruir o norte do país - antigo reduto guerrilheiro onde se concentra a população tâmil do país - e pediu a essa etnia que deixe de ajudar os remanescentes da guerrilha.

A guerrilha tâmil iniciou um levante armado contra o Sri Lanka em 1983, em reivindicação a um Estado independente no norte e leste da ilha, controlada pela maioria cingalesa. Desde então, morreram mais de 70 mil pessoas, vítimas da violência -segundo a ONU, 6 mil das mortes ocorreram apenas em 2009.

Rendição


Os rebeldes do grupo Tigres para a Libertação do Eelam Tamil (LTTE) anunciaram a rendição no domingo.

O anúncio foi feito em comunicado no site oficial pró-rebeldes e era assinado por Selvarajah Pathmanathan, chefe de relações internacional do gripo. Nele, o grupo disse que se encontrava em um beco sem saída em sua guerra contra o governo.

"Só temos uma última escolha: remover a última desculpa de nosso inimigo para matar nosso povo. Nós decidimos silenciar nossas armas", dizia o texto.

"Esta batalha chegou a seu amargo final. Contra qualquer previsão, contivemos as forças cingalesas sem ajuda, exceto o apoio sem fim de nosso povo", diz a nota.

Cantando vitória


No sábado, o presidente do Sri Lanka, Mahinda Rajapakse, declarou na Jordânia que seu país havia "esmagado o terrorismo", em referência à suposta vitória do Exército sobre os rebeldes.

Antes das declarações do presidente, o Exército anunciou que havia tirado dos rebeldes sua última saída para o mar e que os Tigres estavam cercados em uma zona de 3,5 quilômetros quadrados no nordeste da ilha.

Sri Lanka oficializa vitória sobre Tigres e mostra suposto corpo de líder rebelde
Separatistas foram liquidados pelo Exército após terem deposto armas.
Guerrilha durou 25 anos e fez mais de 70 mil mortos, 6 mil só em 2009.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir