Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 20-05-2009

Pelo menos 98 morrem em queda de avião na Indonésia
Soldados trabalham em um arrozal em Megetan, Java Oriental, no resgate
Pelo menos 98 morrem em queda de avião na Indonésia
Foto: Stringer/ Reuters

JACARTA - Pelo menos 98 pessoas morreram na queda de um avião militar com mais de cem pessoas a bordo no fim da noite de terça-feira, 19, (horário de Brasília) na ilha indonésia de Java. O aparelho, um Hércules C-130 que decolou de Jacarta, transportava 96 passageiros e 13 tripulantes que participavam de uma missão rotineira de treinamento. Até o momento, não se sabe o que levou a aeronave a perder altura e bater em quatro imóveis antes de aterrissar em um arrozal na província de Java Oriental.

Imagens de televisão mostraram soldados com macas tentando retirar os feridos do local do acidente, que seria de difícil acesso por estar próximo a uma plantação de arroz. O chefe da base militar de Magetan, Bambang Samudro, afirmou à Associated Press que entre os 98 mortos estão duas vítimas que estavam no solo, e que outras 15 pessoas foram feridas. A maioria dos feridos sofreu queimaduras graves. Entre os 96 tripulantes estão dez crianças. A maioria dos ocupantes era de integrantes da Força Aérea indonésia, alguns dos quais viajavam com suas famílias.

Ainda não se sabe a causa do acidente. De acordo com as primeiras investigações, o piloto obteve a autorização para decolar da torre de controle. Vários moradores da área relataram para rádios locais que escutaram uma forte explosão e que, logo em seguida, uma das asas se desprendeu da aeronave, que então começou a voar baixo sobre um grupo de casas antes de explodir e se partir em dois ao cair no meio de um arrozal. Uma fonte militar revelou à Efe que o Hércules que caiu está em atividade desde a década dos 70.

Segundo a BBC, diversos acidentes foram registrados com aeronaves da Força Aérea, incluindo o de um Fokker 27, que caiu sobre um hangar de aeroporto no mês passado, matando todas as 24 pessoas a bordo. No último dia 10 de maio, outro Hercules da Força Aérea sofreu um acidente na pista de pouso de um aeroporto na província de Papua. Uma pessoa ficou ferida. Como resposta, a Força Aérea do país afirmou que checaria toda a sua frota de aviões Hercules. A maioria dos aviões deste modelo, muitos de segunda mão, foi adquirida entre 1960 e 1975.

Sete acidentes aéreos - com um total de 37 mortes - foram registrados nos últimos dois meses na Indonésia, um país no qual a média destes incidentes é de 2,1 por cada milhão de voos. Já há quase 20 anos, a Força Aérea indonésia sofre com a falta de recursos financeiros e de peças de reposição. Tanto os altos comandantes, quanto o governo, admitem que é necessário um forte investimento para modernizar sua obsoleta frota.

Em 1999, os Estados Unidos impuseram à Indonésia um embargo de fornecimento de material de defesa alegando que o país não cumpriu seu compromisso de velar pela segurança do Timor-Leste durante o processo consultivo para a independência do território.

A falta de segurança no setor aéreo indonésio se estende à aviação civil, admitem as autoridades locais por causa dos sete acidentes com aviões de gravidade distinta que ocorreram nos últimos três meses e que vitimaram 128 pessoas.

Desde 2007, a Indonésia sofreu uma série de acidentes aéreos que mataram quase 200 pessoas e levaram a Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) a incluir as companhias aéreas do país asiático na "lista negra" de empresas que são proibidas de sobrevoar o espaço aéreo comunitário por descumprir a normativa de segurança. Dois anos após adotar a medida, Bruxelas elogiou os esforços dos indonésios para melhorar a segurança aérea, mas mantém o veto às companhias aéreas de um país cujo índice de acidentes no ar é de 2,1 por cada milhão de voos.

Pelo menos 98 morrem em queda de avião na Indonésia
Avião militar com mais de 100 a bordo cai em plantação de arroz; pelo menos 15 pessoas ficaram feridas

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir