Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-05-2009

Número de mortos em acidente aéreo na Indonésia sobe para 97
Avião militar atingiu casas antes de cair em uma plantação de arroz na Ilha de Java.
Número de mortos em acidente aéreo na Indonésia sobe para 97
Foto: Euro News

Pelo menos 97 pessoas morreram na queda de um avião militar nesta quarta-feira de manhã na Ilha de Java, segundo informaram as autoridades da Indonésia.

O avião transportava cerca de 110 militares e suas famílias, além dos tripulantes. Ao menos duas pessoas teriam morrido em solo, após a aeronave, um Hercules C-130, fabricado pela Lockheed, ter atingido algumas casas antes de cair em um campo de arroz e se incendiar no vilarejo de Geplak.

O avião fazia um voo entre a capital, Jacarta, e o leste da ilha de Java e, aparentemente, se preparava para pousar quando caiu, às 6h30, horário local. Há informações de que havia pelo menos 10 crianças a bordo.

Aparentemente a visibilidade estava boa. Ainda não há indicações do que poderia ter causado o acidente.

Cauda intacta

O último contato da tripulação foi apenas alguns minutos antes do acidente.

Imagens de televisão mostraram soldados com macas tentando retirar os feridos do local do acidente, que seria de difícil acesso por estar próximo a uma plantação de arroz.

O acidente aconteceu perto do limite entre os distritos de Madiun e Magetan, a 150 km da segunda maior cidade da Indonésia, Surabaya.

"Cerca de 15 metros da cauda do avião permanecem intactos, mas o corpo e a frente foram destruídos", disse uma autoridade no distrito de Magetan.

Uma das testemunhas contou ter ouvido uma forte explosão quando o avião ainda estava no ar. Ele teria se partido em seguida.

Acidentes

Correspondentes afirmam que a Força Aérea da Indonésia é conhecida por sua precariedade e falta de recursos.

Diversos acidentes foram registrados com aeronaves da Força Aérea, incluindo o de um Fokker 27, que caiu sobre um hangar de aeroporto no mês passado, matando todas as 24 pessoas a bordo.

No último dia 10 de maio, outro Hercules da Força Aérea sofreu um acidente na pista de pouso de um aeroporto na província de Papua. Uma pessoa ficou ferida.

Como resposta, a Força Aérea do país afirmou que checaria toda a sua frota de aviões Hercules.

Número de mortos em acidente aéreo na Indonésia sobe para 97

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir