Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 20-05-2009

DEPRESSíO - PERGUNTAS E RESPOSTAS
Crise financeira e desemprego geram depressão?
DEPRESSíO - PERGUNTAS E RESPOSTAS

P- Crise financeira e desemprego geram depressão?

R- Tanto para os empresários como para os trabalhadores o dinheiro se assemelha ao oxigênio que respiramos, as perdas devido à recessão é uma ameaça ao emocional. Para evitar a depressão nessas situações é preciso ser paciente, flexível, criativo e nutrir a mente com pensamentos positivos, pois em tempos de crise até as certezas se tornam incertas...

P- Há relação entre o estresse da vida moderna e a depressão?

R- O corre-corre do mundo contemporâneo desorganiza as funções vitais, tanto da mente como do corpo, e os sintomas da depressão começam a surgir.

P- A obesidade pode causar depressão?

R- Assim como o excesso de peso pré dispõe à depressão, esta por sua vez, pode levar a obesidade.

P- As pessoas de terceira idade são mais vulneráveis à depressão?

R- A passagem do tempo acentua os pontos negativos da personalidade e que somados ao declínio natural do organismo se tornam um terreno propício à depressão e outros distúrbios.

P- Num quadro depressivo, que peso tem a afetividade?

R- Os relacionamentos interpessoais são os que mais deixam marcas, e quando estes se tornam desafetos a desilusão vira o coração ao avesso.

P- Qual a saída para a depressão?

R- No momento em que a situação foge do controle, é preciso buscar orientação médica, tanto no físico como no psicológico. É praticamente impossível sair do problema sozinho, aderir a uma religião, ler bons livros e aprender com quem passou pela experiência é essencial. Paralelamente ao apoio externo, é preciso ser realista e não esperar de terceiros o que cabe a quem vive o drama fazer, isto é, deixar a autopiedade e ir à luta. A transformação do mundo começa no instante que se assume uma nova postura perante a vida.

José Antonio Séspedes - autor do livro: Depressão, um beco com saída - http://www.outonos.com.br

Fonte: O Autor
 
Por:  José Antonio Sespedes    |      Imprimir