Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-05-2009

EUA confirmam lançamento com sucesso de míssil pelo Irã
Ministra diz ter feito um despacho básico com Lula na noite de terça.
EUA confirmam lançamento com sucesso de míssil pelo Irã
Foto: www.g1.com.br

Washington, 20 mai (EFE).- O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, disse hoje que as autoridades deste país puderam comprovar que o Irã lançou com sucesso um míssil terra-terra com um alcance de entre 2 mil e 2,5 mil quilômetros.

Gates se referiu brevemente ao lançamento durante um comparecimento perante a Comissão de Dotações Orçamentárias da Câmara de Representantes (Câmara Baixa).

"A informação que li indica que foi um lançamento bem-sucedido", disse o chefe do Pentágono.

Disse acreditar que, devido a "alguns dos problemas que (os iranianos) tiveram com seus motores (...), nesta fase dos testes, provavelmente, (o alcance do míssil) é próximo à parte baixa" da categoria de entre 2 mil e 2,5 mil quilômetros.

Além disso, disse não saber se o míssil alcançou o objetivo pretendido.

Suas declarações ocorrem horas depois de o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, anunciar o lançamento do míssil, batizado de Sajil-2.

"Hoje, a República Islâmica conseguiu um novo marco no que diz respeito à fabricação de mísseis. É um novo e grande êxito da Organização Aeroespacial Nacional", afirmou o líder, durante um comício pré-eleitoral na cidade de Seman, sede do programa espacial iraniano.

Os observadores acham que é uma iniciativa para o consumo interno diante das eleições que acontecerão no país em 12 de junho, nos quais Ahmadinejad competirá com outros três adversários, dois deles moderados, a favor de melhorar os vínculos com o Ocidente.

O anúncio ocorre apenas dois dias depois que o presidente dos EUA, Barack Obama, dizer que está pronto para buscar mais sanções contra o Irã se o país não responder de forma positiva ao convite para dialogar sobre seu programa nuclear. EFE

EUA confirmam lançamento com sucesso de míssil pelo Irã

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir