Categoria Economia  Noticia Atualizada em 21-05-2009

EUA terão recuperação este ano, mas PIB poderá cair 2,0% (Fed)
O Federal Reserve indicou nesta quarta-feira que constata uma "evidente tentativa" de...
EUA terão recuperação este ano, mas PIB poderá cair 2,0% (Fed)
Foto: http://memoriavirtual.net

WASHINGTON, EUA, 20 Mai 2009 (AFP) - O Federal Reserve indicou nesta quarta-feira que constata uma "evidente tentativa" de recuperação da economia no segundo semestre e um crescimento modesto, prevendo uma inflação de entre 0,6% e 0,9% neste ano.

O PIB da maior economia mundial cairia entre 1,3 e 2,0% em 2009, antes de crescer de 2,0 a 3,0% em 2010 e de 3,5 a 4,8% em 2011, segundo as previsões econômicas do Comitê de Política Monetária do Fed (FOMC) que acompanham as atas de sua última reunião, realizada em abril.

O Federal Reserve indicou que a atividade reduzida deverá manter um aumento dos preços ainda inferior ao seu objetivo (1,7% a 2,0% ao ano) até 2011.

A taxa de desemprego, atualmente em 8,9%, seu nível mais alto em 25 anos, poderá atingir 9,6% em 2009 e 8,5% em 2011, superando o objetivo de longo prazo do Fed, estimado antes entre 4,8 e 5%.

As novas previsões do Fed coincidem com o diagnóstico formulado no início do mês por seu presidente Ben Bernanke, que havia anunciado uma recuperação antes do final do ano, advertindo, no entanto, que esta seria lenta e que o desemprego continuaria aumentando.

As atas da reunião do FOMC apresentam um tom levemente mais otimista das autoridades do banco central norte-americano, apesar de destacar uma série de desafios financeiros e econômicos.

"Os participantes concordam que as informações recebidas desde a reunião de março indicam uma evidência preliminar de que o ritmo de contração da atividade econômica real começa a diminuir", ressalta o documento.

"Os participantes notaram que, em geral, as condições dos mercados financeiros se fortaleceram, e as pesquisas e relatórios parciais indicam um aumento da confiança das famílias e das empresas, que, entretanto, mantém-se em um nível muito baixo", acrescentam as atas.

De maneira geral, "a maioria" dos membros do FOMC prevê que a economia não atingirá seus objetivos de crescimento, desemprego e inflação a longo prazo antes de cinco ou seis anos.

EUA terão recuperação este ano, mas PIB poderá cair 2,0% (Fed).

O Federal Reserve indicou nesta quarta-feira que constata uma "evidente tentativa" de...

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir