Categoria Economia  Noticia Atualizada em 21-05-2009

Standard & Poor s reduz perspectiva da economia britânica
A agência de classificação financeira Standard and Poor s reduziu nesta quinta-feira a perspectiva...
Standard & Poor s reduz perspectiva da economia britânica
Foto: AFP

LONDRES (AFP) — A agência de classificação financeira Standard and Poor s reduziu nesta quinta-feira a perspectiva da nota da economia britânica de "estável" para "negativa", em consequência do agravamento das finanças públicas, o que provocou uma queda da libra.

"O rebaixamento da nota está baseado no fato de acreditarmos que o endividamento global do Reino Unido pode se aproximar de 100% do PIB (Produto Interno Bruto) e permanecer neste nível a médio prazo", afirma S&P em un comunicado.

A agência manteve, no entanto, inalterada a nota da dívida soberana do Reino Unido, que tem classificação AAA, a melhor.

A S&P reduziu a classificação da economia britânica um dia depois do Fundo Monetário Internacional (FMI) advertir que, apesar dos sinais de confiança, a recuperação do Reino Unido será limitada pelos altos níveis de endividamento das famílias.

O FMI pediu ao governo trabalhista de Gordon Brown a manutenção das medidas de consolidação fiscal, para reduzir o gigantesco déficit orçamentário.

O déficit público atingiu o recorde de 8,5 bilhões de libras (13,22 bilhões de dólares) em abril.

O anúncio da S&P provocou a desvalorização da libra, que era negociada a 1,12 euro, dois centavos a menos que durante a abertura do mercado de Londres.

Standard & Poor s reduz perspectiva da economia britânica.

A agência de classificação financeira Standard and Poor s reduziu nesta quinta-feira a perspectiva...

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir