Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 21-05-2009

Atentados matam 19 no Iraque
Soldados americano no local do atentado terrorista desta quinta-feira (21) na cidade iraquiana de Kirkuk.
Atentados matam 19 no Iraque
Foto: AFP

Dois homens-bomba mataram pelo menos 19 pessoas nesta quinta-feira (21) em ataques nas cidades iraquianas de Bagd� e Kirkuk, no norte do Iraque.

No primeiro ataque, um homem-bomba fardado se misturou a milicianos sunitas que combatem insurgentes em Kirkuk e aguardavam seu pagamento. Ele detonou suas vestes explosivas junto � fila, deixando pelo menos sete mortos. Carros pr�ximos foram danificados, e era poss�vel ver sangue em meio aos cacos de vidro.

O segundo atentado ocorreu em um movimentado mercado do bairro de Doura, na zona sul de Bagd�, matando 12 pessoas e ferindo 25, segundo a pol�cia.

Autoridades locais disseram que entre os mortos h� tr�s soldados norte-americanos. Os militares dos EUA n�o confirmaram a informa��o.

Um hospital pr�ximo ficou cheio de feridos, inclusive uma idosa e v�rios rapazes, alguns chorando em agonia. No local da explos�o, um len�ol cobria um corpo, e embalagens de ataduras tomavam o ch�o de uma loja, em meio a po�as de sangue.
Na v�spera, uma explos�o em um bairro xiita da capital deixou cerca de 40 mortos .

Ao menos 15 pessoas morreram, entre elas tr�s soldados americanos, e mais de 30 ficaram feridas nesta quinta-feira (21) em um atentado suicida perpetrado no sul de Bagd�, o segundo em apenas 24 horas, informaram fontes oficiais.

Segundo as fontes, o suicida carregava um cinto de explosivos e o detonou nas proximidades de uma patrulha de soldados americanos que percorria a regi�o a p�.

Entre os feridos h� cinco soldados dos Estados Unidos, informaram as fontes.

A explos�o foi registrada na entrada de um mercado da comunidade ass�ria (crist�os) do distrito de Dura, predominantemente sunita e considerada uma das �reas mais perigosas da capital do Iraque.

Logo ap�s o atentado a regi�o foi isolada por tropas americanas e iraquianas.

Porta-vozes oficiais da For�a Multinacional liderada pelos EUA ainda n�o confirmaram o n�mero de v�timas entre os soldados americanos.

Na noite de quarta-feira, no bairro de maioria xiita de Shula, no noroeste de Bagd�, ao menos 40 pessoas morreram e outras 85 ficaram feridas num atentado com carro-bomba.

O ataque de hoje em Dura foi conhecido pouco depois de a pol�cia informar sobre uma explos�o na cidade de Kirkuk, 250 quil�metros ao norte de Bagd�, que deixou oito mortos e sete feridos.

Atentados matam 19 no Iraque
Homens-bomba atacaram em Kirkuk e na capital, Bagd�.
Na v�spera, ataque matou ao menos 40 em bairro xiita.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir