Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-05-2009

Investidores interessados na Opel pedem avais de 7 bi de eur
Os tr�s investidores interessados na Opel exigem do Estado alem�o avais de at� 7 bilh�es de euros por adquirir a filial europeia da General Motors.
Investidores interessados na Opel pedem avais de 7 bi de eur
Foto: AFP

Berlim, 21 mai (EFE).- Os tr�s investidores interessados na Opel exigem do Estado alem�o avais de at� 7 bilh�es de euros por adquirir a filial europeia da General Motors.

Segundo informa��es do jornal "Bild" a serem publicadas na edi��o de amanh�, o fabricante austr�aco-canadense Magna quer garantias no total de 5 bilh�es de euros, e se manifestou disposto a investir 700 milh�es de euros em novos modelos e unidades.

Enquanto isso, o investidor financeiro americano Ripplewood pede menos de 5 bilh�es de euros, e o grupo automobil�stico Fiat pede garantias de 7 bilh�es de euros.

Segundo as informa��es do "Bild", que cita como fonte c�rculos governamentais alem�es, os tr�s conceitos apresentados at� ontem contemplam uma consider�vel redu��o do quadro de funcion�rios.

O Governo alem�o deve se reunir novamente amanh� para analisar os detalhes dos tr�s projetos.

Segundo informa��es da edi��o on-line da revista "Spiegel", a General Motors tem tend�ncia a favorecer a oferta da Magna.

A decis�o final ser� da General Motors, mas a opini�o do Governo alem�o � tamb�m decisiva, como principal avalista das ajudas econ�micas que a Opel precisar� caso sobreviva.

Os planos conhecidos at� agora s�o parciais e apenas os da Fiat e da Magna.

Caso as tr�s ofertas fracassem, o comit� de empresa de Opel est� trabalhando em um plano alternativo que, segundo informa��es da "Der Spiegel", consistiria em negociar uma absor��o e incluiria sacrif�cios salariais por parte dos funcion�rios.

Berlim prop�s um modelo de financiamento transit�rio para salvar os ativos europeus de uma eventual morat�ria da casa matriz, o que, na Europa, praticamente � dado por certo.

O modelo alem�o contempla a cria��o de uma entidade fiduci�ria que administraria o neg�cio, enquanto s�o finalizados os detalhes com o investidor que tiver ganhado a disputa. EFE

Investidores interessados na Opel pedem avais de 7 bi de euros

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir