Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 21-05-2009

Astronautas destacam superioridade do homem sobre robô
O sucesso da missão do Atlantis, que permitiu reformar o telescópio Hubble, mostrou a superioridade do homem
Astronautas destacam superioridade do homem sobre robô
Foto: AFP

WASHINGTON, EUA (AFP) — O sucesso da missão do Atlantis, que permitiu reformar o telescópio Hubble, mostrou a superioridade do homem sobre os robôs nos trabalhos no espaço, afirmaram nesta quarta-feira os astronautas do ônibus espacial, que voltará à Terra em dois dias.

Durante seu primeiro diálogo direto com a imprensa nesta missão, o pessoal do Atlantis lembrou as dificuldades enfrentadas para reparar o Hubble, que exigiram cinco saídas ao espaço.

"É incrível quando nos damos conta a que ponto as coisas ficaram difíceis em certos momentos", declarou o comandante do Atlantis, Scott Altman. "Mas superamos tudo e tivemos sucesso, fomos realmente muito bem. Jamais imaginei que este voo seria tão interessante".
John Grunsfeld, que dirigiu três saídas ao espaço, destacou que "muito do que conseguimos não teria sido possível para os robôs".

"É aqui que os humanos são realmente úteis. Somos capazes de enfrentar situações inesperadas e fazemos isto todo o tempo".

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou durante seis minutos com a tripulação do Atlantis, quando elogiou sua persistência nesta difícil missão.
"Como muitos americanos, vi com assombro as belas imagens que nos enviaram e o incrível reparo que fizeram no espaço", disse Obama da Casa Branca.

Ao longo de cinco saídas ao espaço, a tripulação do Atlantis reparou e modernizou o Hubble, com o objetivo de ampliar sua vida por mais cinco anos, após 19 anos em operação.
Os astronautas equiparam o Hubble com novas baterias, um novo sistema de orientação FGS (Fine Guidance System) e placas de aço inoxidável para proteger o exterior do telescópio das radiações solares.

Também substituíram os giroscópios, instalaram uma nova câmera - Wide Field Camera-3 - desenhada para observar o universo de modo mais profundo e realizaram um reparo "cirúrgico" no espectrógrafo que identifica os buracos negros.
O Atlantis deve chegar à Terra nesta sexta-feira, pousando no Centro Espacial Kennedy.

Astronautas destacam superioridade do homem sobre robô

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir