Categoria Politica  Noticia Atualizada em 22-05-2009

Lula defende negócios entre Brasil e Turquia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quinta-feira, primeiro dia de sua visita a Turquia...
Lula defende negócios entre Brasil e Turquia
Foto: AFP

ISTAMBUL, Turquia (AFP) — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quinta-feira, primeiro dia de sua visita a Turquia, o desenvolvimento das relações comerciais entre os dois países, informa a agência de notícias Anatolie.

"O volume do comércio bilateral só alcança um bilhão de dólares. É uma pena (...), deveríamos ter vergonha", declarou Lula, primeiro chefe de Estado brasileiro a visitar a Turquia, durante um fórum entre empresárioss dos dois países organizado em Istambul.
"Turquia e Brasil têm um potencial enorme, do qual até agora não usamos nem 10%", afirmou. "A bola está do lado dos empresários turcos e brasileiros".

O presidente do Brasil declarou que o setor privado desempenhará um papel chave no desenvolvimento da cooperação econômica bilateral e acrescentou que viajou com uma importante delegação de empresários para que "atuem rápido e sejam corajosos".

Lula destacou que o Brasil abrirá um consulado em Istambul e a Turquia fará o mesmo em São Paulo.

O presidente desembarcou na noite de quarta-feira em Istambul, terceira etapa de uma viagem que já o levou a Arábia Saudita e China.

Lula vai se reunir na sexta-feira em Ancara com o presidente turco, Abdullah Gul, e outras autoridades, antes de retornar ao Brasil.

Lula defende negócios entre Brasil e Turquia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quinta-feira, primeiro dia de sua visita a Turquia...

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir