Categoria Politica  Noticia Atualizada em 22-05-2009

Jorge Miranda e Maria da Glória Garcia vão à segunda volta
Os deputados da Assembleia da República não conseguiram hoje a eleição no novo Provedor de Justiça.
Jorge Miranda e Maria da Glória Garcia vão à segunda volta
Foto: RTP

Jorge Miranda e Maria da Glória Garcia vão disputar o lugar de Provedor de Justiça. Os dois candidatos ao cargo propostos por PS e PSD, respectivamente, foram os que receberam mais votos, mas insuficientes para uma eleição imediata pelo que haverá lugar a uma segunda volta na próxima sexta-feira.

Ainda não foi hoje que se ficou a conhecer o nome do novo Provedor de Justiça que irá ocupar o lugar de Nascimento Rodrigues. Na votação de hoje nenhum dos candidatos alcançou os dois terços dos votos necessários para uma eleição imediata pelo que, na próxima sexta-feira, haverá uma segunda volta eleitoral.

Jorge Miranda foi hoje o mais votado pelo Parlamento, conseguindo 113 votos, num universo de 222 votantes, enquanto Maria da Glória Garcia, proposta pelo PSD alcançou, 59 votos.

Como nenhum dos dois candidatos conseguiu atingir os dois terços dos votos, que seriam 148, a eleição ficou adiada para a próxima sexta-feira, dia 29, mas desta vez com os partidos a terem apenas como hipótese de votação Jorge Miranda ou Maria da Glória Garcia.

Na votação de hoje o candidato apresentado pelo PCP, Guilherme da Fonseca, conseguiu 15 votos entre os deputados, enquanto o candidato proposto pelo BE, o advogado Mário Brochado Coelho, alcançou 16 votos, tendo-se ainda registado 16 votos brancos e três nulos.

Recorde-se que de todos os partidos representados na Assembleia da República o único que não apresentou candidato ao cargo de Provedor de Justiça foi o CDS-PP que nesta matéria deu "total liberdade" de voto aos seus deputados.

O actual Provedor de Justiça, Nascimento Rodrigues, terminou o seu mandato em Julho do ano passado e encontra-se de baixa médica há quase dois meses.

PS apela à consciência dos deputados

Perante a votação de hoje o Partido Socialista já veio apelar à "consciência cívica dos deputados" de modo a que na segunda volta da eleição seja possível a eleição do Provedor de Justiça no Parlamento.

"Espero que haja dois terços, é um apelo à consciência cívica de todos os deputados e à consciência de que a República precisa de um Provedor de Justiça", referia no final da votação o líder da bancada parlamentar socialista, Alberto Martins.

Jorge Miranda e Maria da Glória Garcia vão à segunda volta.

Os deputados da Assembleia da República não conseguiram hoje a eleição no novo Provedor de Justiça.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir