Categoria Economia  Noticia Atualizada em 22-05-2009

Economia britânica recua 1,9% no primeiro trimestre de 2009
Linha de produção da GM em Cheshire, Inglaterra
Economia britânica recua 1,9% no primeiro trimestre de 2009
Foto: AFP

LONDRES, Reino Unido (AFP) — A economia britânica recuou 1,9% no primeiro trimestre de 2009 na comparação com o trimestre anterior, e 4,1% em relação ao mesmo período do ano passado, confirmou nesta sexta-feira o Escritório de Estatísticas.

Estes dados, que correspondem às estimativas anunciadas há um mês pelo governo de Gordon Brown, confirmam que o Produto Interno Bruto (PIB) britânico registrou queda durante três trimestres consecutivos, um claro sinal da profundidade da recessão que afeta o país.

Outro claro indicador da crise econômica é o relatório divulgado nesta sexta-feira pela Associação britânica de fabricantes de automóveis (SMMT), que mostrou que a fabricação de automóveis no país despencou 55,3% em abril na comparação com o mesmo mês de 2008 e 56,2% no primeiro quadrimestre em relação ao mesmo período do ano passado.

"Apesar das dificuldades atuais, a Grã-Bretanha deve se preparar para a retomada do crescimento econômico mundial, e o apoio à indústria é uma parte essencial do processo", disse o presidente da SMMT, Paul Everitt.

Economia britânica recua 1,9% no primeiro trimestre de 2009.

Linha de produção da GM em Cheshire, Inglaterra.

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir