Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 23-05-2009

BURAK O’JANDER II
O noticiário popular recente sobre a atual administração me traz à lembrança uma historinha...
BURAK O’JANDER II

Manoel Manhães [email protected]

O noticiário popular recente sobre a atual administração me traz à lembrança uma historinha do inesquecível Henfil, uma fonte inesgotável de sabedoria política que deveria ser revisitada com mais freqüência. O Bode Francisco Orellana, um revolucionário assumido e desavergonhado, como sói ocorrer naqueles tempos dos anos de chumbo, apareceu, certa vez, nos quadrinhos bastante agressivo e saiu alardeando: "-Eu sou é macho, hoje estou com a cachorra e ...(pausa grave)... e vou esculhambar o governo". A seu lado, em vez de se apavorar com a temerária ameaça, a Graúna, ave nordestina semelhante a uma gralha / corvo, tranqüila, ergue os olhos e dispara: "-Chico, se tu é macho mesmo, quero ver é falar bem". E o Bode, que tinha juízo, ficou foi bem quietinho.

É triste, mas é verdade. Está cada dia mais difícil falar bem da atual administração, sai secretário entra secretário as mudanças, salvo uma ou outra exceção, trocam 6 por meia dúzia e, às vezes, menos; a realização de obras ou a justificação pela falta delas, a situação do tíquete, as promessas de campanha, nada fica-se sabendo oficialmente (não digo pelo Diário Oficial que poucos lêem) pelo próprio prefeito ou pelos responsáveis por este tipo de comunicação (-já ouviram falar em rádio? Sabiam que Marataízes tem bons jornais impressos? Só penam em usar – quando usam - A_Net, que pouca gente tem acesso e ela, sim, ela tem acesso).

Insisto no fato de que falta ao Dr. Jander mais agressividade em sua assessoria de comunicação (pena que Cristina Rangel só exista uma!) para que o povo não fique à mercê do disse-me-disse.

Na Antigüidade, cunhou-se a frase, hoje clássica: "À mulher de César não basta ser honesta, mas, também, parecer honesta". Da sabedoria política dos mineiros, cravou-se outro ensinamento: "Em política, o mais importante não é o fato, mas a versão sobre o fato".

Dr. Jander é honesto, mas não parece. Os fatos seguem acontecendo, sem a sua versão, a versão das ruas regada pelos adversários medra como pragas em jardim.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir