Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 24-05-2009

Vôo da FAB descarta problema de iluminação em pista na BA
Avião caiu próximo à cabeceira da pista de pouso do resort
Vôo da FAB descarta problema de iluminação em pista na BA
Foto: Joa Souza/Agência A Tarde/Agência Estado

FERNANDO DINIZ

Um vôo realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) constatou que a pista do aeroporto privado Terravista, que fica no resort de luxo onde caiu o avião bimotor King Air B350 ontem, em Trancoso, na Bahia, não possui problemas de iluminação. O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II) investigava se problemas com as luzes da pista poderiam ter sido uma das causas do acidente.

A queda do avião ocorreu às 21h13 de sexta-feira. O avião, de prefixo PR-MOZ, decolou às 18h30 da cidade de São Paulo. O acidente ocorreu próximo à cabeceira da pista de pouso. Segundo a Aeronáutica, 14 pessoas morreram no acidente - 10 adultos e quatro crianças.

Os técnicos do Seripa II concluíram, por volta das 18h, o trabalho de coleta de materiais no local do acidente. A caixa-preta e o motor da aeronave vão ser encaminhados para a sede do órgão, no Recife, onde será avaliada a continuidade dos trabalhos.

Visibilidade
Testemunhas relataram à Aeronáutica que não tiveram problemas para visualizar a aproximação da aeronave no momento do acidente. Não houve relatos de mau tempo no local, apesar de ter sido registrada uma chuva leve no aeroporto de Porto Seguro, a 13 km do resort. O aeroporto Terravista não possui equipamento para realização de pousos por instrumentos.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação de Porto Seguro registrou, entre 21h e 22h, ventos de 16,2 km/h na região. Na avaliação do meteorologista Amilton Carvalho, do Inmet, os ventos são considerados moderados e não seriam o suficiente para provocar o fechamento de um aeroporto. O acumulado de chuva no período foi de 2,2 mm, o que pode ser considerado uma "chuva rápida".

Empresário dono do avião estava a bordo
Proprietário e um dos passageiros do avião bimotor King Air B350, que caiu na pista de pouso do Terravista Condomínio, Resort e Golf, na praia de Trancoso, região de Porto Seguro (BA), o empresário Roger Ian Wright era sócio-diretor da Arsenal Investimentos, com sede em São Paulo, e ex-diretor do banco Garantia. Segundo as informações preliminares, ele tinha uma casa no condomínio e estava com a sua mulher, Lucila Lins, e os dois filhos.

O empresário era considerado um dos empreendedores mais talentosos do País. Além de ter sido uma das peças centrais no desenvolvimento do banco Garantia, ele foi membro do Conselho de Administração do Credit Suisse First Boston Garantia.

Em 2003, foi citado em uma lista de 10 empresários com oportunidades para brilhar naquele ano pela reportagem "Mentes Brilhantes", da revista Istoé Dinheiro. Naquela época, a publicação descreveu a criatividade do empresário para a construção de complexas engenharias financeiras como "espantosa".

De acordo com a revista, a especialidade de Wright era investir em empresas com dificuldades. "Seu foco é oferecer sempre soluções de mercado, sem dinheiro público", afirmava a reportagem.

A Light, companhia de fornecimento de energia elétrica do Rio de Janeiro, confirmou que também estavam na aeronave Heloísa Alquéres Vaz Wright, filha do presidente da Companhia, José Luiz Alquéres, o marido dela, Felipe Wright, e o filho do casal, que teria menos de 1 ano.

Piloto fez contato com aeroporto
Em nota divulgada na madrugada deste sábado, a administração do Terravista Condomínio, Resort e Golf informou que o avião fez contato com a rádio do aeroporto, informando que estava em condições de pouso. De acordo com o resort, antes do pouso, a tripulação da aeronave teria falado com o Controle de Porto Seguro e com a Rádio do Aeródromo Terravista e informado que estava em condições visuais para pousar na pista particular. Depois disso, nenhum outro contato foi feito pela tripulação.

Vôo da FAB descarta problema de iluminação em pista na BA.

Avião caiu próximo à cabeceira da pista de pouso do resort.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir