Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-05-2009

Sócrates e Zapatero defendem apoio à esquerda na Europa
Os líderes socialistas de Portugal e Espanha, José Sócrates e José Luís Rodríguez Zapatero...
Sócrates e Zapatero defendem apoio à esquerda na Europa
Foto: www.agencialusa.com.br

Valência, Espanha, 23 mai (Lusa) - Os líderes socialistas de Portugal e Espanha, José Sócrates e José Luís Rodríguez Zapatero, defenderam o apoio à esquerda nas próximas eleições europeias, que consideram vital para que a Europa supere a crise.

"Há uma escolha a fazer, entre uma visão da esquerda e da direita para Europa. Os cidadãos europeus devem perceber que este é o momento para construir uma Europa com um esforço mais regulador, com mais pendência social e que isso só se consegue com uma vitória da esquerda", disse o premiê luso, em Valência.

Em declarações aos jornalistas portugueses, Sócrates e o chefe do Governo Espanhol, José Zapatero explicaram que a participação conjunta em comícios é "uma ajuda mútua, entre companheiros e amigos".

Questionado pela Lusa sobre a dificuldade de mobilização do eleitorado socialista, Zapatero afirmou que a campanha serve exatamente para "convocar as pessoas a irem votar, para explicar porque devem votar e porque devem votar socialista".

"A Europa é um grande projeto, o Parlamento Europeu terá mais poder. O caminho de Portugal e de Espanha é o caminho da Europa. As leis de Espanha e Portugal são as leis da Europa, as empresas de Espanha e Portugal vão ser as empresas da Europa", disse, considerando que "há muitas pessoas que não gostam que as pessoas votem".

Trabalho conjunto

Sócrates disse que os dois comícios, neste sábado em Valência e depois em Coimbra são também "uma homenagem a dois partidos que nunca se enganaram e que nunca tiveram duvidas que os destinos de Portugal e de Espanha se cumpriam no projeto europeu".

Além disso, explicou que se trata de "lutar pelas mesmas ideias", continuando o trabalho do PS e do PSOE que "sempre estiveram na primeira linha do projeto europeu".

"Em particular nesta crise. Se há uma lição a tirar desta crise é de que nós precisamos de uma Europa mais forte, de mais Europa. Os cidadãos portugueses e espanhóis sabem que estão mais bem defendidos com a Europa, de que a melhor forma de sair da crise é com a Europa", disse.

Zapatero declarou ter a mesma opinião, afirmando que o novo Parlamento Europeu deverá ter como "principal tarefa a recuperação econômica". "E de certeza que conseguiremos ultrapassar a crise, avançar, fazer uma nova economia que assegure que crises como esta não voltam a ocorrer".

Sócrates e Zapatero defendem apoio à esquerda na Europa.

Os líderes socialistas de Portugal e Espanha, José Sócrates e José Luís Rodríguez Zapatero...


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir