Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-05-2009

Exército precisa de 7 a 10 dias para recuperar controle de S
O Exército paquistanês informou que vai precisar de sete a 10 dias para retirar dos talibãs o controle de Mingora
Exército precisa de 7 a 10 dias para recuperar controle de S
Foto: AFP

PESHAWAR, Paquistão (AFP) — O Exército paquistanês informou que vai precisar de sete a 10 dias para retirar dos talibãs o controle de Mingora, a principal cidade do distrito de Swat, onde no sábado executou um ataque terrestre, um mês depois do início da vasta ofensiva na região.

Mingora, nas mãos de combatentes islamitas vinculados a Al-Qaeda, tem população de 300.000 habitantes, mas há duas semanas a cidade está praticamente vazia, segundo o Exército.

Caso os militares consigam arrebatar o controle dos talibãs, isto representaria um ponto importante na reconquista do vale de Swat, que pretende "limpar" a região, que já foi o principal ponto turístico do país, e que os talibãs controlam há quase dois anos.

"Deve levar de sete a 10 dias para limpar Mingora da presença de combatentes islamistas e tomar o controle da cidade", afirmou à AFP o general Athar Abbas, porta-voz do Exército.
"A operação é um pouco lenta porque queremos evitar perdas civis e a destruição de propriedades".

"Eles encheram Mingora de minas e temos que desativar todos os artefatos explosivos", declarou o oficial.

Muitos habitantes da cidade conseguiram escapar nos últimos dias e afirmaram que a artilharia e a aviação paquistanesas bombardearam há duas semanas os bairros de Mingora, matando muitos civis. Algo similar aconteceu no vale. Os talibãs usaram os civis como escudos humanos, segundo as mesmas fontes.

O Exército, que afirma ter matado mais de 1.100 talibãs desde o início da ofensiva nos distritos de Baixo Dir, Buner e Swat, nunca cita baixas civis e se limita a informar que faz todo o necessário para evitar as mesmas, embora às vezes sejam inevitáveis.
Nenhuma informação fornecida pelo Exército pode ser comprovada com outra fonte, já que o acesso à região de combate é impossível.

Exército precisa de 7 a 10 dias para recuperar controle de Swat

Fonte: AFP
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir