Categoria Educação  Noticia Atualizada em 25-05-2009

Terceiro Setor e sua Profissionalização
O Lions Clube Cachoeiro de Itapemirim promoveu nos dias 19 e 20 no auditório da São Camilo...
Terceiro Setor e sua Profissionalização
Foto: José Rubens Brumana

O Lions Clube Cachoeiro de Itapemirim promoveu nos dias 19 e 20 no auditório da São Camilo, o Seminário de Gestão e Captação de recursos para o Terceiro Setor, com a presença de diversas e importantes autoridades, como o presidente do Lions clube de Cachoeiro e superintendente do Hospital Infantil – Jailton Alves Pedroso, a Secretária de Desenvolvimento Social – Nilcéia, como também o Secretário – Rodrigo Coelho, o Vice prefeito – Brás, presidente da Câmara – Davi Lopes, também leonino, o Seminário de Gestão e Captação de recursos para o Terceiro Setor.

Nos dois dias de curso, as palestras de Gestão contábil, Marco regulatório e Planejamento e captação de recursos para o terceiro setor, temas atuais e fundamentais para todos os dirigentes de associações e fundações, as popularmente, conhecidas ONGs.

A participação foi bastante expressiva, com 110 instituições representadas da maior parte do Sul do Estado.

Marataízes foi representada por duas Instituições, com o Sr. Luciano Padella, que atua na elaboração e gestão de projetos no Instituto Ambiental Teia e o Sr. Luciano Sansão, representando a Pastoral da Ecologia de Marataízes.

Os projetos de Marataízes: Catadores da Esperança (Pastoral da Ecologia) e Doce Vida (Instituto Ambiental Teia) foram apresentados como "cases" para conhecimento de todos os presentes.

Os Doces de Capinzal, do projeto Doce Vida foram sorteados e comercializados durante o Curso, nos moldes da economia solidária.

Em destaque a organização, o nível excelente dos palestrantes, a participação dos representantes do terceiro setor.

O Lions Clube, também uma ONG, atua em 202 países, com base na filantropia e com o slogan: "nós servimos", com mais de cem anos de atuação e uma credibilidade em toda a sociedade brasileira e no mundo.

O terceiro setor representa uma força incrível na sociedade, tanto nos números, quanto na captação de recursos, empregabilidade, atuação em setores de fraco desempenho do governo, mas vem sofrendo pela falta de capacitação de seus gestores, pois não pode se esquecer que atua e funciona como uma empresa e dentro de uma legislação complexa e bastante exigente por parte de quem a fiscaliza, quer seja o Ministério Público ou o Ministério da Justiça.

Enfim, o terceiro setor amplamente representado em toda a sociedade pelas diversas associações, clubes, fundações, igreja e outras, deve capacitar-se sempre em relação a legislação específica, oportunidades de captação de recursos e dessa forma, continuar promovendo suas ações de tanta importância para toda a sociedade.

Ficou bastante evidente que recursos existem, mas demandam bons elaboradores de projetos para a sua captação, o que leva um tempo e bastante dedicação para a formação de pessoas que gostem e tenham afinidade em escrever e aprovar os projetos.

As empresas nacionais e internacionais e os governos ofertam grandes somas em recursos, mas precisamos de tecnicamente buscá-los, num setor que não gera lucros para ser dividido entre os seus membros, mas sim, muita doação, voluntariado, filantropia e assistência aos mais desassistidos.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir