Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 25-05-2009

Mau tempo ameaça retorno do "Atlantis" após missão no Hubble
O mau tempo se tornou a principal ameaça ao retorno do ônibus espacial "Atlantis", programado para amanhã
Mau tempo ameaça retorno do
Foto: Reuters

Washington, 21 mai (EFE) - O mau tempo se tornou a principal ameaça ao retorno do ônibus espacial "Atlantis", programado para amanhã, após uma bem-sucedida missão de reparo no telescópio espacial "Hubble", informou hoje a Nasa (agência espacial americana).

A chegada estava prevista para as 11h (Brasília) de amanhã, mas existe a possibilidade de que seja adiada devido às más condições do tempo na região de Cabo Canaveral, na Flórida, como revelaram fontes da Nasa.

No momento, a previsão indica que o retorno é "impossível" em virtude da temida presença de nuvens a uma altura de 1.200 metros sobre a pista, assim como a possibilidade de chuvas intensas e tempestades elétricas a cerca de 50 quilômetros do ponto de descenso.

Segundo as previsões feitas às 19h (Brasília), as más condições continuarão durante pelo menos 12 horas.

Diante do sombrio panorama, a Nasa disse que a situação será analisada minuto a minuto pela equipe que dirige o retorno da nave antes de tomar uma decisão, para que o "Atlantis" ponha em funcionamento seus motores e deixe a órbita para iniciar as manobras de retorno.

Caso prevaleça a ameaça, o retorno seria adiado por pelo menos uma hora e, se mantido o panorama, os sete astronautas teriam que voltar apenas no próximo sábado, como explicaram fontes da Nasa.

Perante a eventualidade, já está tudo preparado para um regresso de emergência na pista da base Edwards da Força Aérea dos EUA, na Califórnia.

Na missão no "Hubble", a tripulação do "Atlantis" realizou cinco caminhadas, durante as quais foram modernizados seus sistemas e foram reparadas ou trocadas peças do telescópio, posto em órbita pela nave "Discovery" há 19 anos. EFE

Mau tempo ameaça retorno do "Atlantis" após missão no Hubble

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir