Categoria Economia  Noticia Atualizada em 26-05-2009

Usiminas vai cortar mais de 1,3 mil funcionários
Destes, 516 aderiram a Programa de Desligamento Voluntário.
Usiminas vai cortar mais de 1,3 mil funcionários
Foto: www.allcomnet.com.br

A Usiminas informou nesta terça-feira (26), em comunicado, que 516 empregados da companhia aderiram ao Programa de Desligamento Voluntário (PDV) da empresa. Os trabalhadores, das usinas de Ipatinga (MG) e de Cubatão (SP) e da sede, em Belo Horizonte (MG), deixarão a companhia até o dia 30 de maio.

Segundo a companhia, no entanto, o número de adesões foi considerado insuficiente. Com isso, outros 810 funcionários serão demitidos. Como compensação, a Usiminas pretende pagar, para os empregados com até 15 anos de empresa, 0,10 da remuneração por ano de trabalho, limitado a 0,9 salário. E para os empregados com mais de 15 anos de empresa, 1,80 remuneração.

"A iniciativa visa ajustar o custo de pessoal – com menor ônus social – ao contexto econômico de severa retração na demanda por produtos siderúrgicos, tanto no Brasil quanto mercado internacional", disse a empresa.

Os novos desligamentos, de acordo com a Usiminas, representam 6% do quadro de empregados atual. Com as demissões, a empresa pretende reduzir os custos com pessoal ao "nível histórico" de 10% dos custos totais," preservando a sustentabilidade da empresa em um cenário de alta complexidade".

Atualmente, a Usiminas opera com apenas metade de sua capacidade instalada e com somente dois de seus cinco altos-fornos acesos.

Usiminas vai cortar mais de 1,3 mil funcionários
Destes, 516 aderiram a Programa de Desligamento Voluntário.
Empresa diz ajustar custo de pessoal à retração da demanda.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir