Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-05-2009

Em Salvador, Lula e Chávez discutem agenda bilateral
Lula com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, em Salvador (BA)
Em Salvador, Lula e Chávez discutem agenda bilateral
Foto: Ricardo Stuckert / Presidência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, estão reunidos em Salvador (BA) para seu sexto encontro trimestral, para revisar a agenda bilateral, conversar sobre integração regional e assinar acordos.

Chávez, que chegou ao Brasil às 5h30 (horário de Brasília), se reuniu com Lula cinco horas depois no hotel Pestana de Salvador e o encontro será ampliado mais tarde com a participação de vários ministros dos dois países.

Ao fim da reunião os dois líderes assinarão vários acordos, darão uma coletiva de imprensa e irão a um almoço oferecido pelo governador da Bahia, Jacques Wagner. Depois disso, Lula volta para Brasília e Chavez para Caracas.

Os presidentes devem analisar, principalmente, a adesão venezuelana ao Mercosul e a construção de uma refinaria binacional, entre outros assuntos.

Segundo o porta-voz da Presidência brasileira, Marcelo Baumbach, os presidentes aproveitarão a reunião para avaliar as "perspectivas do processo de adesão da Venezuela ao Mercosul, em particular o estado das conversas sobre (...) liberalização comercial".

"Na reunião de Salvador também se pretende avaliar as perspectivas da próxima cúpula da Unasul (União de Nações Sul-Americanas), assim como o novo momento de diálogo entre Estados Unidos e América Latina", disse Baumbach.

Em Salvador, Lula e Chávez discutem agenda bilateral
Entrada da Venezuela no Mercosul é um dos temas da reunião.
Mais tarde, eles devem assinar atos e conversar com a imprensa.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir