Categoria Politica  Noticia Atualizada em 27-05-2009

Definição de integrantes da CPI da Petrobras é adiada
Renan Calheiros diz nomes do PMDM estão sendo negociados
Definição de integrantes da CPI da Petrobras é adiada
Foto: www.abril.com.br

A definição para os senadores que vão integrar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras foi adiada para quarta-feira (27). Apenas PTB e PDT indicaram nesta terça os nomes dos membros para a CPI.

A princípio, o prazo para indicação terminaria nesta terça e, a partir de quarta-feira, caberia ao presidente da Casa, José Sarney, fazer, em um prazo de três sessões deliberativas, as nomeações para as vagas existentes. Mas a expectativa é que Sarney confirme os nomes que os líderes partidários apontem, ainda que após o prazo.

A Secretaria-Geral da Mesa divulgou na noite desta terça-feira (26) os nomes dos três senadores já indicados pelos líderes partidários para participar da CPI da Petrobras. Pelo PTB são Fernando Collor (PTB-AL), como titular, e Gim Argello (PTB-DF), como suplente. O PDT indicou Jefferson Praia (PDT-AM).

No total, a comissão terá onze titulares e sete suplentes. A base aliada do governo tem a maioria das cadeiras titulares, oito, e já indicou que pretende ficar com a presidência e a relatoria da comissão.

Obstrução
Em entrevista à imprensa na tarde desta terça-feira, o líder do DEM, José Agripino (DEM-RN), informou que a oposição vai obstruir as votações no Senado em protesto à decisão do governo de não ceder a presidência a um parlamentar oposicionista.

"Se eles têm número na CPI para eleger o presidente e o relator, nós temos número para votar o que é do nosso interesse e nosso interesse agora é derrubar o Fundo Soberano", afirmou Agripino.

O senador considera "muito ruim" começar a investigação na CPI "passando para a sociedade" a imagem que esta será uma comissão de um lado só.

O líder do PMDB, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), também em entrevista à imprensa, disse que um acordo entre governo e oposição para escolher quem ocupará a presidência da CPI seria "o melhor caminho".

Renan afirmou ainda que os três nomes do PMDB que comporão a comissão ainda estão sendo negociados. "A bancada é muito grande, são 20 parlamentares", explicou. Renan Calheiros acredita que as conversas para definir quem ocupará os cargos de direção da CPI - presidência e relatoria - começam na verdade na quarta-feira, quando os membros da comissão já estiverem definidos.

Definição de integrantes da CPI da Petrobras é adiada
Apenas dois partidos, PTB e PDT, indicaram os nomes dos senadores para a Comissão de Inquérito

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir