Categoria Politica  Noticia Atualizada em 27-05-2009

Sarney marca instalação da CPI para a próxima terça-feira
Com decisão, definição dos cargos-chave ficou para a próxima semana. Governo e oposição disputam comando da investigação.
Sarney marca instalação da CPI para a próxima terça-feira
Foto: Divulgação. (Site http://midiacon.com.br/)

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), marcou para a próxima terça-feira (2) a sessão de instalação dos trabalhos da CPI da Petrobras. Nesta sessão será eleito o presidente da CPI e haverá a designação do relator. A disputa por cargos-chave deve provocar reflexos em plenário nesta quarta-feira (27), uma vez que a oposição anunciou obstrução a votações.

A instalação na próxima semana agrada a base aliada, que deseja adiar o início de fato da CPI para esfriar os ânimos no Senado. Os líderes do PT, Aloízio Mercadante (SP), e do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), já haviam sinalizado que, apesar de os times dos partidos já estarem escalados, a instalação da CPI não aconteceria nesta semana.

Com a data marcada, os partidos têm quase uma semana para achar uma composição adequada para os cargos-chave da comissão. Jucá reafirmou nesta manhã que a base aliada deseja ocupar a presidência e a relatoria da comissão.

Enquanto os governistas querem exercer a maioria, a oposição pede espaço. Para tentar conquistar a presidência da investigação, PSDB e DEM anunciaram obstrução das votações em plenário.

Seis medidas provisórias trancam a pauta da Casa, sendo que quatro delas perdem a validade na próxima segunda-feira (1º). Uma das que preocupa o governo é a que deu recursos para o Fundo Soberano. A MP que reajustou o salário mínimo para R$ 465,00 em fevereiro também corre risco, mas o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), afirmou que esta proposta não será alvo da obstrução.

Sarney marca instalação da CPI para a próxima terça-feira

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir