Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-05-2009

GM se separa da Opel e cede fábricas e patentes
Quatro empresas disputam o controle da filial europeia da GM. Montadora americana pode declarar concordata.
GM se separa da Opel e cede fábricas e patentes
Foto: Martin Meissner/AP (Site G1)

A montadora americana General Motors vai se separar totalmente de sua filial alemã Opel com o objetivo de deixar o caminho livre para um possível comprador. "As fábricas europeias, concessionárias e valores da General Motors serão transferidas a Adam Opel", informou a marca alemã em uma declaração divulgada em sua fábrica em Rüsselsheim nesta quarta-feira (27).

O comunicado, divulgado após uma reunião extraordinária do conselho de vigilância de Opel, acrescenta que, por meio "da transmissão de fábricas, patentes, direitos e tecnologia, a Opel estará preparada para uma solução fiduciária", que não afetará as marcas Vauxhall e Saab.

Em uma primeira reação, o presidente do comitê empresarial da marca alemã, Klaus Franz, destacou que "o investidor que entrar na Opel encontrará uma empresa livre de dívidas".

A transmissão à Opel dos direitos de patente, fábricas e tecnologia reforça a tese de que GM apresentará nas próximas horas uma declaração de insolvência.

Este passo ocorre horas antes de o Governo alemão se reunir em Berlim com representantes das empresas interessadas na compra da Opel: a italiana Fiat, o consórcio austríaco-canadense Magna e o belga RHJ, propriedade da americana Ripplewood. A essas empresas se uniu a chinesa Beijing Automotive Industry Corp (BAIC), sócia da Daimler.

A fórmula de uma sociedade fiduciária como solução transitória para os ativos europeus da GM tem como objetivo preservá-los de uma eventual moratória da matriz, o que parece iminente.

O governo americano estabeleceu o próximo dia 1º como prazo para a GM apresentar um plano de saneamento passível de receber ajudas públicas ou declarar insolvência.

GM se separa da Opel e cede fábricas e patentes

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir