Categoria Economia  Noticia Atualizada em 27-05-2009

Inadimplência sobe e é a mais alta desde outubro de 2000, di
No mês passado, taxa geral de inadimplência passou para 5,2%. Inadimplência das pessoas físicas, porém, tem queda em abril.
Inadimplência sobe e é a mais alta desde outubro de 2000, di
Foto: Divulgação. (Site http://midiacon.com.br/)

A taxa geral de inadimplência das operações dos bancos com pessoas físicas e com empresas avançou de 5% em março para 5,2% em abril deste ano, informou nesta quarta-feira (27) o Banco Central. Segundo a instituição, este é o valor mais alto desde outubro de 2000, quando somou 5,3%.

O aumento da inadimplência em abril deste ano está relacionado com as operações das instituições financeiras com as empresas, que passou de 2,6% para 2,9% no mês passado. É o maior valor desde maio de 2001, quando somou 4,2%.

Nas operações dos bancos com as pessoas físicas, porém, houve redução da taxa de inadimplência em abril, para 8,2%. Em março, estava em 8,4%. Com a queda, retornou ao patamar de janeiro deste ano. Em dezembro do ano passado, estava em 8%.
Explicação

"A inadimplência sobe por conta de contratos que foram feitos lá atrás, em 2007, quando o crédito vinha crescendo a taxas expressivas. Quando não tem liquidez [recursos] para rolar linhas de crédito, principalmente no que diz respeito às famílias, aumenta a inadimplência. Isso não se refere ao crédito novo. Há uma condição geral de constrangimento de liquidez", afirmou o chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes.

Ele lembrou que as empresas estão se voltando mais para o mercado interno neste ano, por conta da crise financeira internacional, que, segundo avaliou, diminuiu o volume de crédito buscado no mercado externo e o acesso ao mercado de capitais. "Tem mais demandantes e empresas de grande porte. Isso faz com que emrpesas menores ficam um pouco fora do mercado. Todas essas medidas que foram tomadas é para suprir essa liquidez", disse Lopes.
Juros dos bancos

O Banco Central também informou nesta quarta-feira que a taxa média de juros cobrada pelos bancos em todas suas operações caiu para 38,6% ao ano em abril deste ano. Contra março, quando os juros estavam em 39,2% ao ano, o recuo foi de 0,6 ponto percentual e, contra janeiro deste ano, a redução somou 3,8 pontos percentuais, uma vez que a taxa média de juros dos bancos estava em 43,3% ao ano em dezembro do ano passado.

A queda da taxa média de juros das instituições financeiras foi maior, inclusive, do que o recuo da taxa básica da economia brasileira, a Selic, que é determinada pelo Banco Central a cada 45 dias. Em dezembro do ano passado, a taxa Selic estava em 13,75% ao ano, sendo reduzida para 10,25% ao ano até o final de abril. Ou seja, um recuo de 3,50 pontos percentuais entre janeiro a abril de 2009.

Inadimplência sobe e é a mais alta desde outubro de 2000, diz BC

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir