Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 27-05-2009

A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA ASSESSORIA
Uma das escolhas mais importantes de um político é sem duvida a escolha de...
A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA ASSESSORIA

Uma das escolhas mais importantes de um político é sem duvida a escolha de seu assessor pessoal.

Geralmente o assessor pessoal de um político é aquela pessoa que começa a relação no principio de carreira do assessorado.

Um grande exemplo é sem duvida o braço direito de Paulo Hartung, Neivato Bragato, que atualmente é secretário de Transportes. Amigo de faculdade de Hartung, Bragato está com o governador desde a formação da chapa GOTA D’AGUA, para disputarem o comando do DCE-UFES (Diretório Central dos Estudantes) e está com o governador até hoje, acompanhando-o pela Assembléia Legislativa, Prefeitura de Vitória, Congresso Nacional e agora no governo do Estado. Neste aspecto alguns dizem que Hartung não adota nenhuma estratégia sem antes consultar Neivato Bragato.

O Imperador Julio César é citado na história como um dos primeiros políticos a utilizar os serviços de um bom assessor.

Escolhido pelo Senado Romano para combater os Gauleses, Julio César precisou se ausentar de Roma por conta da guerra, como já tinha pretensões de dominar Roma, ficou preocupado em se ausentar e ser esquecido pelo povo. Com essa inquietação, César enviava seu Capitão de Ordens (o até então desconhecido Marco Antonio) a Roma para falar dos seus feitos em terras estrangeiras, com isso sempre deixou seu nome em voga em Roma durante sua ausência.

Voltando para o Espírito Santo, quem está desenvolvendo um excelente trabalho de assessoria política no estado é Odmar Nascimento, assessor pessoal do senador Renato Casagrande. Acompanhando a trajetória política do senador desde 1990, Odmar cuida da agenda política de Casagrande no Estado, a tarefa de Odmar é promover o nome e dar publicidade às ações feitas pelo senador. O trabalho é tão bem feito que o nome de Casagrande sempre é lembrado para suceder Paulo Hartung.

Infelizmente não temos exemplos de bons assessores em Marataizes, ou melhor, não existe assessor político em Marataízes.

A escolha de um bom assessor é o primeiro passo para uma trajetória política vitoriosa, dado a importância e influencia que o assessor exerce sobre o assessorado.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Mário Moreira    |      Imprimir