Categoria Educação  Noticia Atualizada em 27-05-2009

Alunos de Marataízes visitam a Exposição de Leonardo da Vinci
No último sábado (23/05), alunos das escolas Nagib Meleip, Jacarandá e Brejo dos Patos, formaram o primeiro...
Alunos de Marataízes visitam a Exposição de Leonardo da Vinci
Foto: Mário Moreira

Primeiros 80 alunos de Marataízes visitam a Exposição de Leonardo da Vinci

No último sábado (23/05), alunos das escolas Nagib Meleip, Jacarandá e Brejo dos Patos, formaram o primeiro, de um total de três grupos, que terão a oportunidade de visitar em Vitória, a exposição internacional: Por Dentro da Mente de Leonardo da Vinci.

Aproximadamente 80 alunos, 09 professores e alguns membros da equipe da Secretaria de Educação de Marataízes, se encantaram com a visita toda monitorada por guias especializados e credenciados, que além de acompanhar a comitiva, apresentaram cada detalhe da exposição de forma didática, explicando minuciosamente a utilidade e o funcionamento de cada um dos 40 modelos que formam a mostra capixaba.

Um detalhe que chama a atenção logo na entrada, é que todos os objetos foram construídos artesanalmente, utilizando material similar aos existentes à época e realizados com base nos desenhos e projetos originais de Leonardo da Vinci.

Na mostra, os alunos conheceram uma parte pequena, mas significativa, da obra de Leonardo, passando pelas máquinas de utilização militar e civil, bem como pelas máquinas que se valiam do ar e da água. Com as do ar, Leonardo objetivava proporcionar ao homem, entre outras coisas, voar, e com as da água, buscava meios de canalizar, controlar ou ainda gerar força através dos cursos de águas.

Muitos dos experimentos apresentados são interativos, de modo que cada aluno ao manusear os equipamentos pôde melhor compreender, através do toque e do seu funcionamento, a dinâmica que Leonardo impunha e esperava atingir com cada um de seus inventos, muitos utilizados ainda hoje.

Renato Alves, coordenador do programa de desenvolvimento de projetos da Biblioteca Municipal e Itinerante, afirma que após a conclusão do ciclo de visitas a exposição, novas incursões literárias e culturais estão sendo projetadas a fim de que todos os alunos de Marataízes, de alguma forma, sejam alcançados por esses tipos de programas educacionais complementares.

"Sem dúvida, acreditamos que essa é uma nova forma de encarar o desafio de promover a educação, por isso, nós já começamos a nos preparar com a agilidade que o século XXI exige; de forma que além de estarmos arrumando a casa, estamos criando efetivamente as condições ideais para oferecer um ensino de qualidade, como agora, ocasião em que estamos proporcionando a mais de 200 alunos da rede municipal, através da visitação a essa exposição em Vitória, um mecanismo ímpar de acúmulo de conhecimento para nossos alunos", afirma a secretária de Educação, Dilcéa Marvila.

Como a mostra pôde ser fotografada e filmada, a equipe da Biblioteca Municipal está organizando as imagens capturadas a fim de preparar um material de apresentação e multiplicação da experiência vivida em Vitória a todos os alunos da rede.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Mário Moreira    |      Imprimir