Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-05-2009

Coreia do Norte voltou a processar combustível nuclear
Fotos de satélite de 2002 mostram instalações nucleares de Yongbyon, na Coreia do Norte.
Coreia do Norte voltou a processar combustível nuclear
Foto: AFP

A Coreia do Norte voltou a processar combustível nuclear para produzir mais plutônio com fins militares, informa a imprensa sul-coreana.

O jornal "Chosun Ilbo" afirma que testemunhas viram a saída de vapor recentemente de uma área de Yongbyon, ao norte de Pyongyang, um sinal de que foram reativadas as instalações que produzem plutônio, que pode ser utilizado na fabricação de bombas nucleares.

A informação preocupa, na semana em que a Coreia do Norte realizou um teste nuclear subterrâneo, o segundo em quatro anos , provocando protestos da comunidade internacional e uma condenação do Conselho de Segurança da ONU.

Nesta quarta, o regime norte-coreano ameaçou militarmente a Coreia do Sul , depois de Seul ter aderido à iniciativa americana contra o tráfico de armas de destruição em massa, o chamado PSI.

"Os satélites espiões americanos detectaram vários sinais, como o vapor de água, que mostram que as instalações de tratamento, que estavam paralisadas, foram reativadas", informa o jornal.

A Coreia do Norte anunciou em 14 de abril a retirada das negociações a seis (Rússia, Coreia do Norte e Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão e China), o fim da cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e a reativação das instalações nucleares, depois que o país foi condenado no Conselho de Segurança da ONU pelo lançamento de um foguete no dia 5 de abril.

Pyongyang havia se comprometido em fevereiro de 2007 a fechar as instalações de Yongbyon que produzem plutônio, material que pode ser utilizado na fabricação da bomba nuclear.

O Chosun Ilbo destaca que se Coreia do Norte processar 8.000 barras de combustível de Yongbyon pode obter entre seis e oito quilos de plutônio, o suficiente para fabricar uma bomba nuclear.

Coreia do Norte voltou a processar combustível nuclear, diz imprensa
Sinais do processamento foram captados por satélite em Yongbyon.
Norte-coreanos fizeram teste nuclear e ameaçam a Coreia do Sul.

Notícias do Brasil e do Mundo em tempo real. Você encontra tudo isso em nosso site parceiro o mais completo portal de Marataízes. Acesse o Maratimba.com o mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir