Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-05-2009

Terremoto de 7,1 graus em Honduras provoca alerta de tsunami
Aviso foi retirado horas depois do abalo s�smico no Oceano Atl�ntico; n�o h� informa��es sobre danos ou v�timas
Terremoto de 7,1 graus em Honduras provoca alerta de tsunami
Foto: estadao.com.br

TEGUCIGALPA - Um forte terremoto de 7,1 graus de magnitude sacudiu na madrugada desta quinta-feira, 28, o litoral de Honduras, ativando um alerta de tsunami e provocando temor na regi�o.

O abalo s�smico foi sentido em Tegucigalpa, capital de Honduras, segundo testemunhas, e por enquanto se desconhece se deixou feridos ou danos materiais. O tremor, que aconteceu �s 3h24 locais (5h24 de Bras�lia), ocorreu a 130 quil�metros de Ceiba, no litoral norte hondurenho, a uma profundidade de 10 quil�metros, informou o Instituto Geol�gico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em ingl�s). Pouco depois do terremoto, o Centro de Alertas de Tsunamis do Pac�fico emitiu um aviso para todos os pa�ses litor�neos do Caribe, com exce��o a Porto Rico e Ilhas Virgens, mas foi desativado horas depois.

"As pessoas sa�ram de suas casas, assustadas, mas n�o foram informados maiores danos", afirmou a porta-voz da Comiss�o Permanente de Conting�ncias Ana Mar�a Rivera. O porta-voz dos bombeiros relatou que algumas casas de madeira de Puerto Cort�s, a cerca de 200 quil�metros de Tegucigalpa, e o muro do est�dio de Comayagua desmoronaram.

"O sismo ocorreu a dez quil�metros de profundidade no Atl� ntico", afirmou Gonzalo Cruz, chefe do Departamento de Geof�sica da Universidade Nacional Aut�noma. "Foi um sismo de grandes dimens�es". Ele indicou que o tremor foi provocado por um deslocamento horizontal na divisa das placas do Caribe e norte-americana, ao norte do pa�s.

Terremoto de 7,1 graus em Honduras provoca alerta de tsunami. Aviso foi retirado horas depois do abalo s�smico no Oceano Atl�ntico; n�o h� informa��es sobre danos ou v�timas.

Fonte: Estadao.com.br
 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir