Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-05-2009

Cientistas conseguem observar fases de planeta
Feito foi poss�vel com o sat�lite franco-europeu CoRoT
Cientistas conseguem observar fases de planeta
Foto: Observat�rio de Leiden

Quatro s�culos atr�s, o c�lebre astr�nomo Galileu Galilei ficou famoso por, entre outras coisas, apontar um telesc�pio na dire��o de V�nus e constatar que o planeta, magnificado, apresentava fases, iguais �s que a Lua apresenta em seu movimento ao redor da Terra. Agora, astr�nomos do Observat�rio de Leiden, na Holanda, fizeram exatamente a mesma coisa, mas com um planeta localizado fora do Sistema Solar.

Pode parecer pouca coisa, mas n�o �. Enquanto V�nus -- o astro observado por Galileu -- � o vizinho mais pr�ximo da Terra e aparece no c�u, a olho nu, como um objeto bastante brilhante, o planeta HD 189733b est� t�o distante que nem mesmo com o aux�lio dos mais poderosos telesc�pios � poss�vel observ�-lo com clareza.

O objeto em quest�o est� na categoria dos Hot Jupiters, assim chamados porque s�o gigantescos como J�piter, mas orbitam muito pr�ximos a suas estrelas-m�es, o que faz deles incrivelmente quentes -- inabit�veis, portanto.

O feito foi obtido gra�as ao poder do telesc�pio espacial CoRoT, sat�lite franco-europeu que conta com participa��o brasileira e tem como uma de suas miss�es principais descobrir planetas fora do Sistema Solar. Ele monitorou o HD 189733b por 55 dias seguidos. Nessas circunst�ncias, era imposs�vel observar a luz vinda do planeta evitando a luz proveniente da estrela vizinha. Por conta disso, a descoberta e o monitoramento de planetas pelo CoRoT envolve uma complexa an�lise da luz vinda daquela regi�o, que permite dizer quando um astro planet�rio passa � frente da estrela e, com an�lises subsequentes, observar a contribui��o luminosa do planeta para a luz total que chega � Terra.

Por meio dessa an�lise, os cientistas liderados por Ignas Snellen conseguiram detectar uma flutua��o gradual da luz vinda do planeta, conforme ele passava pelas fases crescente, minguante e nova. Esta �ltima ocorria durante o chamado "tr�nsito", quando o planeta passa � frente da estrela. J� a fase cheia, n�o � vis�vel porque nesse momento o planeta estaria passando atr�s da estrela.

Os resultados foram publicados na edi��o desta semana do peri�dico cient�fico brit�nico "Nature".

Cientistas conseguem observar fases de planeta. Feito foi poss�vel com o sat�lite franco-europeu CoRoT.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir