Categoria Economia  Noticia Atualizada em 28-05-2009

Credores aceitam nova proposta da GM para trocar dívida por
A General Motors informou hoje à Securities and Exchange Commission (SEC, comissão reguladora da Bolsa de Valores dos EUA)
Credores aceitam nova proposta da GM para trocar dívida por
Foto: Divulgação (Midiacon)

Washington, 28 mai (EFE).- A General Motors informou hoje à Securities and Exchange Commission (SEC, comissão reguladora da Bolsa de Valores dos EUA) que "um comitê extraoficial" de credores aceitou uma nova proposta para trocar dívida por ações.

A proposta anterior, que consistia na troca de US$ 27 bilhões de dívida por 10% das ações da nova companhia, foi rejeitada na quarta-feira, o que deixava a General Motors à beira da quebra.

A cotação das ações da General Motors em Wall Street foi suspensa hoje temporariamente, após a notícia da nova oferta.

No documento apresentado à SEC, a GM afirma que o Departamento do Tesouro oferece aos credores 10% da nova GM, com a garantia de alcançar "um conjunto de 15%".

Esta oferta depende de que credores suficientes ofereçam, até as 17h (18h de Brasília) de 30 de maio, "declarações de apoio" nas quais indiquem que não serão contra a venda de ativos da antiga GM à nova companhia que sairá do processo.

"Fomos informados (...) de que o comitê extraoficial e outros grandes detentores de dívida - que, de forma coletiva, têm aproximadamente 20% da emissão principal de títulos - apoiam os termos econômicos da proposta", disse a GM à SEC.

Após a suspensão da cotação das ações da GM, a empresa emitiu um comunicado indicando que a proposta do Departamento do Tesouro, "proporciona incentivos aos detentores de títulos não segurados para que apoiem os esforços de reestruturação da GM".

"O início desta proposta levará a uma nova GM com uma folha de resultados saudável, o que colocará a nova companhia em um claro caminho para a viabilidade a longo prazo e o êxito", acrescentou a empresa.

A proposta deixará a nova GM com uma dívida consolidada de US$ 17 bilhões.

O capital social da nova General Motors ficaria dividido inicialmente entre o Departamento do Tesouro, com 72,5%, o sindicato United Auto Workers (UAW), com 17,5%. Os credores ficariam com 10%. EFE
Credores aceitam nova proposta da GM para trocar dívida por ações

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir