Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-05-2009

Explosões e atentado matam 7 no Paquistão
Cinco pessoas morreram hoje e 70 ficaram feridas em uma dupla explosão em um mercado da cidade paquistanesa de Peshawar
Explosões e atentado matam 7 no Paquistão
Foto: Reuters

Islamabad, 28 mai (EFE).- Cinco pessoas morreram hoje e 70 ficaram feridas em uma dupla explosão em um mercado da cidade paquistanesa de Peshawar, em cujos arredores um ataque suicida deixou dois mortos cerca de duas horas depois, disseram à Agência Efe fontes policiais.

As explosões ocorreram nas áreas de Kabari e Quissa Khwani, duas movimentadas áreas comerciais separadas por uma estreita avenida e situadas na parte antiga da capital da Província da Fronteira Noroeste.

O ministro da Informação provincial, Mian Iftikhar, situou o número de mortos em quatro e o de feridos em 70, em declarações à imprensa.

Os artefatos, que estavam em motocicletas, tinham uma carga explosiva de cerca de 5 quilos cada, segundo uma fonte policial citada pela rede privada "Dawn".

Um cidadão que estava perto do local disse à Efe que, entre uma detonação e outra, passaram-se cerca de dez minutos.

As explosões destruíram um grande número de lojas e veículos.

Os feridos foram levados a um hospital da cidade, enquanto a Polícia isolou a área.

Membros das forças de segurança estão revistando edifícios da zona e detiveram dois suspeitos, segundo a imprensa paquistanesa.

Duas horas depois, pelo menos duas pessoas morreram em um atentado suicida contra um posto de controle policial, desta vez nos arredores de Peshawar.

Um suicida lançou o veículo carregado de explosivos onde estava contra um posto das forças de segurança na zona de Sarakhara, a poucos quilômetros de Peshawar.

O atentado matou pelo menos dois agentes e cinco pessoas ficaram feridas, segundo uma fonte policial citada pela "Dawn".

O primeiro-ministro paquistanês, Yousif Raza Gillani, quanto o presidente do país, Asif Ali Zardari, condenaram os ataques e reafirmaram seu compromisso na luta contra o terrorismo, em comunicado oficial conjunto, enquanto as autoridades da Província da Fronteira Noroeste ordenaram a abertura de uma investigação.

O atentado ocorre um dia depois de um comando terrorista cometer um ataque suicida contra instalações policiais e dos serviços secretos em Lahore, que matou pelo menos 25 pessoas e deixou centenas de feridos.

O Exército paquistanês realiza atualmente uma operação contra a insurgência talibã no norte do país, na qual morreram cerca de 1,2 mil fundamentalistas desde o final de abril, segundo cálculos militares. EFE

Explosões e atentado matam 7 no Paquistão

Notícias do Brasil e do Mundo em tempo real. Você encontra tudo isso em nosso site parceiro o mais completo portal de Marataízes. Acesse o Maratimba.com o mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim.

Fonte: G1
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir