Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-05-2009

EUA e Coreia do Sul elevam alerta sobre a Coreia do Norte
Nível de alerta subiu de 1 para 2
EUA e Coreia do Sul elevam alerta sobre a Coreia do Norte
Foto: Byun Yeong-Wook/AFP Photo

As forças conjuntas de Coreia do Sul e Estados Unidos elevaram seu nível - de 1 para 2 - de alerta militar nesta quinta-feira (28), após a Coreia do Norte suspender o armistício firmado em 1953 entre as duas Coreias, informou o ministério sul-coreano da Defesa. "Às 07h15 desta quinta, o comando das forças conjuntas de EUA e Coreia do Sul elevaram o alerta ao nível dois", informou o ministério da Defesa. "A vigilância sobre a Coreia do Norte será reforçada com aviões e a mobilização de pessoal", disse o porta-voz do ministério, Won Tae-Jae.

Segundo o porta-voz, a vigilância vai se concentrar ao longo da Zona Desmilitarizada entre as duas Coreias, sobre a zona de segurança conjunta na cidade de Panmunjom e na região em disputa no Mar Amarelo.

"Vamos manter uma sólida posição defensiva para prevenir provocações militares do Norte", disse Won. "Os militares vão se opor firmemente às provocações".

Os EUA têm um contingente de 28.500 homens estacionado na Coreia do Sul, como força de dissuasão ao Norte.

Este é a quarta vez, desde 1982, que o alerta entre as forças norte-americanas e sul-coreanas é elevado ao nível 2, destacou Won Tae-Jae. O alerta precedente de nível 2 ocorreu em 2006, após o primeiro teste nuclear da Coreia do Norte.

Pyongyang ameaçou na quarta-feira (27) a Coreia do Sul com uma resposta militar, após a adesão de Seul ao Programa de Segurança contra a Proliferação de armas de destruição em massa, e comunicou a suspensão do armistício de 1953, que encerrou a Guerra da Coreia.

O regime comunista informou que considera uma declaração de guerra a decisão de Seul de aderir ao Programa de Segurança contra a Proliferação. "Qualquer ato hostil contra nossa República, em particular deter ou inspecionar nossos navios, se traduzirá de imediato em uma forte resposta militar", advertiu Pyongyang.

Lançado em 2003 pelos EUA, o programa contra a proliferação, que teve a adesão de 90 países, autoriza a inspeção em alto mar dos navios suspeitos de transportar material nuclear e outras armas de destruição em massa.

Na segunda-feira ((25), a Coreia do Norte desafiou o mundo com um teste nuclear subterrâneo e o disparo de três mísseis, antes de lançar outros dois mísseis na terça (26) e mais um na quarta (27).

EUA e Coreia do Sul elevam alerta sobre a Coreia do Norte. Nível de alerta subiu de 1 para 2.

Notícias do Brasil e do Mundo em tempo real. Você encontra tudo isso em nosso site parceiro o mais completo portal de Marataízes. Acesse o Maratimba.com o mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir